31/01/2020

Natal Marsari: 20 anos dedicados à saúde mental coletiva

Conheça um pouco mais da trajetória do renomado psicólogo de Cosmópolis e região

O renomado psicólogo de Cosmópolis e região tem um história linda e de muitas lutas que você precisa conferir! Neste ano de 2020, Natal Marsari completa 20 anos de formação, sem contar suas duas especializações. Leia a matéria abaixo e confira porque você deve se entregar aos cuidados de Natal Marsari e ter sua vida e de sua família transformada.

1- Quando tudo começou?

“Tudo começou em 1992. Nesse ano eu comecei a participar da pastoral da juventude da Paroquia da Nossa Senhora da Aparecida. Comecei a me envolver mais na campanha da fraternidade “Juventude, o caminho aberto” e assim senti uma vontade maior de seguir Jesus de uma forma mais próxima, o que na nossa religião chamamos de vocação religiosa.

Eu tinha na época 17, 18 anos e naquele momento eu estava me sentindo chamado a essa vida religiosa e aí eu passei a fazer o discernimento pra saber se essa seria minha vida ou não. Fazendo esse trabalho de discernimento eu senti que não era pra eu seguir esse caminho e sim outro, que foi a psicologia.”

2- Aonde e quando você se formou?

“Eu entrei para o curso de psicologia da PUC de Campinas, em 1996 e me formei em 2000. Neste ano de 2020 comemoro 20 anos de formação e 20 anos de certeza. Foi uma escolha abençoada por Deus e eu sempre tive todas as provas disto. Claro que em alguns momentos até pensei que não, achei que tinha feito tudo errado, porque tem épocas da vida que tudo realmente é muito difícil, afinal somos humanos, temos dúvidas e dificuldades. Os caminhos são difíceis, não só no sentido da teoria, sobretudo o caminho da ética, dos valores e princípios cristãos. Mas no fim eu percebi que fiz a escolha certa.”

3-  Quais suas especializações na área?

“Em 2001 comecei minha pós-graduação na Unicamp e lá eu fiz dois cursos de especialização. Cada um durou um período de dois anos, totalizando quatro anos de estudo, além da faculdade. A primeira especialização foi em saúde mental coletiva, ou seja, dos grupos, da família, trabalho, comunidade, cidade, país. Já a segunda pós foi em planejamento de saúde pública.”

4-  Como surgiu o interesse por essa área específica da psicologia?

“O interesse foi uma coisa muito natural, porque eu estava no 5º ano da graduação de psicologia e não sabia exatamente o que eu faria depois, porque na época também tinha muito interesse na área de parapsicologia. Mas vi na época um cartaz oferecendo para fazer uma especialização em um hospital que é referência em saúde mental, Cândido Ferreira, e eu me interessei muito, afinal sempre trabalhei na área pública, lidando com questões humanas e com os marginalizados socialmente.

Portando eu me inscrevi e tive a felicidade de ser aceito na seleção. A partir dali tive contato com professores e autores da área, profissionais que atuavam no Brasil todo e até no exterior. Quanto mais eu conhecia, mais eu me apaixonava, tanto do aspecto teórico, como no aspecto prático.  O desenvolvimento de uma clínica pública também é algo que me motiva muito, para prestar atendimento não só particular, mas também atender a todos que precisam e não têm condições de pagar um tratamento. Atender aos menos favorecidos através da minha profissão me realiza muito.”

5-   Qual foi o ponto decisivo para você começar a compartilhar seus conhecimentos?

“Foi o curso na Unicamp de saúde mental. Porque uma das coisas que a gente aprende neste curso é que a saúde mental precisa ser muito divulgada através das mídias, redes sociais e dos espaços cultura e transmissão de valores. Então aprendemos de uma maneira muito intensa que a nossa cultura produz valores bons e ruins. Os bons produzem bons resultados na sociedade e os ruins, maus resultados. Portanto a ideia de compartilhar é uma ideia de não reter para si o conhecimento e as coisas boas que a gente aprende, porque quando a gente guarda ou esconde, acabamos esquecendo ou perdendo.

Quanto mais eu compartilho conhecimento, mais eu adquiro, isso porque sempre me obriga a rever livros, texto e autores. Quando eu compartilho, eu preciso sempre estudar. Assim, difundindo valores e ideias, estamos sempre nos atualizando e aprendendo dia a dia.”

Quer saber mais? Ligue ou mande um WhatsApp para (19) 99443-0811. A Clínica Natal Marsari está localizada na Rua Tiradentes, 972, Jardim Scursoni, Cosmópolis/SP. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira a partir das 16h. Os horários são marcados mediante agendamento pelo número (19) 99443-0811.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.