22/06/2024

Mutirão contra dengue acontece neste sábado, em Cosmópolis

Registros da doença no Brasil já chegam a 6 milhões; em 2024, Cosmópolis chega a 830 casos prováveis

IMAGEM: Canva

Felipe Pessoa

A Prefeitura de Cosmópolis divulgou que, neste sábado (22), acontecerá o mutirão contra a dengue no município. A ação ocorrerá das 7h às 13h, com visitas dos agentes de saúde a residências.

Os bairros a receberem a ação serão: Jacinto Hackel Fren Aun, Jardim Eldorado, Conjunto Habitacional Vila Cosmos, Jardim Cosmopolitano e Real Center.

Apenas no mês de maio, em Cosmópolis, houve um acréscimo de 763 casos em comparação com o mesmo mês no ano de 2023.

Dengue no Brasil

IMAGEM: Reprodução Ministério da Saúde. [https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/a/aedes-aegypti/monitoramento-das-arboviroses, acesso em 21/06/2024]

Dados sobre a dengue do painel de monitoramento de Casos de Arboviroses do Ministério da Saúde apontam que, atualmente, em todo o Brasil, há 6.021.585 casos prováveis da doença, 2.837 óbitos em investigação e 4.019 óbitos por dengue confirmados.

No total das cidades cobertas pelo jornalismo Portal On, o Ministério da Saúde contabiliza 13.763 casos prováveis e 7 mortes causadas pela dengue.

Apenas em Cosmópolis já foram notificados 2.238 casos prováveis, 3 óbitos no município tendo sido confirmados como decorrentes da doença.

O gráfico abaixo, com dados sobre Cosmópolis, exibe o percentual que cada sexo ocupa entre os casos da doença, sendo 56,3% feminino e 43,7%, masculino.

Outro dado demonstra que, em quase 68% dos casos da cidade, a população atingida é de pessoas brancas, enquanto que cerca de 25%, quase 6%, 1,3% e menos que 1% é de, respectivamente, população parda, preta, amarela e indígena.

Um terceiro gráfico mostra que pessoas mais atingidas entre a população feminina infectada têm entre 50 e 59 anos e 30 e 39 anos, com, respectivamente, 208 e 227 casos em cada um dos grupos.

Já na parcela masculina, pessoas entre 30 e 39 e entre 40 e 49 anos de idade foram as mais atingidas, com 138 casos no primeiro grupo e 133 no segundo.

IMAGEM: Reprodução Ministério da Saúde. [https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/a/aedes-aegypti/monitoramento-das-arboviroses, acesso em 21/06/2024]

A proliferação do mosquito da dengue, o Aedes Aegypti, ocorre em locais que acumulam água parada. Os agentes que participarão do mutirão devem, buscando brecar avanço da doença e prevenir casos, inspecionar recipientes propícios a propagação de larvas e óvulos.

A recomendação geral é que a população se atente à pontos onde pode ocorrer acúmulo de água em suas residências.

………………………………………………………….

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.