17/03/2022

Motoristas da Prefeitura de Cosmópolis temem terceirização do transporte escolar

“Caso isso venha acontecer, dos nossos motoristas ficarem ociosos, vamos entrar com uma denúncia no Ministério Público e dizer que a Prefeitura está pagando pessoas para trabalhar com recursos públicos e indevidamente. Dinheiro público indo pelos ralos porque tem gente para trabalhar” disse o Presidente do Sindicato

Da redação

Motoristas da Secretaria de Educação da Prefeitura de Cosmópolis realizaram uma manifestação na Câmara Municipal nesta quinta-feira (17). Eles pedem esclarecimentos sobre a entrada de uma nova empresa de ônibus para atender o transporte escolar no município. O secretário de educação, Luciano Ramalho, conversou com os servidores para explicar a presença da nova empresa. Os servidores ainda denunciam que estão tendo que ensinar os novos motoristas sobre os itinerários.

O receio dos motoristas que atendem no serviço de transporte escolar de Cosmópolis, com a entrada de uma nova empresa, é a terceirização da frota e do serviço. “Querem terceirizar e deixar a gente parado. Estamos esperando uma posição” relatou um dos motoristas.

Com a falta de respostas, motoristas relatam insegurança com uma possível terceirização do serviço. “Hoje o setor de transporte veio cobrar do secretário, com a ajuda dos vereadores, uma posição. Trabalhamos no setor de transporte, eu há 12 anos, outros profissionais estão há mais de 20 anos lá na Prefeitura de Cosmópolis e agora estão trazendo ônibus terceirizados”, enfatiza outro motorista.

Desvio de função

Motoristas também relataram ao Portal Cosmopolense que estão tendo que ensinar os percursos aos colaboradores da nova empresa. “Nós não temos informações, os funcionários que são concursados estão lá, ensinando os novos motoristas que chegaram com a nova frota e não temos informação nenhuma. Cobramos o secretário e ele não nos deu informação nenhuma, se ia ou não arrumar nossos ônibus. O secretário de Educação alegou que os novos ônibus fazem parte de um contrato emergencial e que os motoristas e monitoras tinham que vir junto com os veículos”, dispara um manifestante.

Reunião com secretário

Várias vezes o tom entre o secretário de educação e os motoristas, presentes na Câmara, ficaram acalorados. Em um dado momento, Luciano Ramalho disse que “Vocês estão cobrando a pessoa errada. Contrato é com a Secretaria de Administração”. Em outro momento, o responsável pela pasta pontuou o problema afirmando que “O problema não é falta de motorista, é falta de ônibus”.

A equipe do Portal Cosmopolense conversou com José Nascimento, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais. Ele pontuou os receios dos motoristas. “O receio dos motoristas é de que eles fiquem ociosos. Nós tranquilizamos eles, dizendo que eles são concursados como motoristas e que eles não podem ser remanejados para outro local. Caso isso venha acontecer, dos nossos motoristas ficarem ociosos, vamos entrar com uma denúncia no Ministério Público e dizer que a Prefeitura está pagando pessoas para trabalhar com recursos públicos e indevidamente. Dinheiro público indo pelos ralos porque tem gente para trabalhar”.

Até o fechamento desta reportagem a Prefeitura de Cosmópolis não respondeu aos questionamentos do Portal Cosmopolense sobre aa presença dos novos ônibus e a repercussão da possível terceirização do serviço relatado pelos servidores públicos. Assim que a Secretaria de Comunicação responder, essa reportagem será atualizada.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Cosmopolense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.