25/02/2019

Morre Paulo Nogueira-Neto, ex-diretor da Usina Ester em Cosmópolis

Ambientalista estava com 96 anos

Henrique Oliveira

Morreu hoje (25), em São Paulo (SP), o ambientalista Paulo Nogueira-Neto, de 96 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos. O corpo será velado na casa da família, em São Paulo, nesta terça-feira (26) a partir das 8 horas da manhã.

O ambientalista é filho de Paulo Nogueira Filho, ex-deputado federal e de Regina Coutinho Nogueira. Nascido em São Paulo, onde estudou e morou por boa parte da vida, com os três filhos: Paulo Nogueira Júnior, Luiz Antônio Nogueira e Eduardo Manoel Nogueira. Ele foi casado com Lúcia Ribeiro do Valle Nogueira, já falecida.

Paulo Nogueira Neto foi um dos diretores, da terceira geração, da Usina Açucareira Ester em Cosmópolis. Neto de Paulo de Almeida Nogueira, ajudou a conduzir a empresa durante décadas, junto com o irmão José Bonifácio Coutinho Nogueira que é o fundador da emissora de televisão EPTV, afiliada à Rede Globo.

Em São Paulo, tornou-se bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Em 1959, bacharelou-se em História Natural pela USP e, em 1963, defendeu a tese de doutorado numa pesquisa sobre o comportamento das abelhas sem ferrão.

Como ambientalista, dirigiu – de 1974 a 1986 – a Secretaria Especial de Meio Ambiente do Governo Federal, cargo hoje equivalente à ministro; e foi responsável pelas políticas ambientais brasileiras. Além disso, se tornou um dos formuladores do conceito de desenvolvimento sustentável, assumido em 1987 pelas Nações Unidas.

Recebeu comendas e títulos da Unesco e da WWF (em português Fundo Mundial para a Natureza) onde exerceu o cargo de vice-presidente da instituição. Desde 1991, Paulo Nogueira-Neto é membro da Academia Paulista de Letras. Paulistano de nascimento, recebeu da Câmara Municipal de Cosmópolis o título de cidadão cosmopolense em 2002, em comemoração aos 58 anos de emancipação político-administrativa da cidade.

Fonte: Usina Ester – 100 anos de história – Danuzio Gil Bernardino

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.