20/11/2019

Morre aos 75 anos o poeta cosmopolense Zé Lando

José Orlando Serafim foi servidor público de Cosmópolis por 12 anos e era um conhecido poeta cosmopolense

Henrique Oliveira

Conhecido por suas poesias, das piadas bem humoradas e do conhecimento pela cidade, faleceu na manhã desta quarta-feira (20) o poeta cosmopolense José Orlando Serafim, mais conhecido por Zé Lando.
Zé Lando era nascido em Cosmópolis e tinha 75 anos de idade. Foi servidor público municipal, no setor de elétrica, de 1995 à 2007.


Mas, no que era mais conhecido era de suas poesias. O poeta escrevia há muitos anos em um jornal de Cosmópolis. Lá, expressava suas emoções rimadas, sua fé cristã sempre com muita paixão pela escrita. Mas, em um cantinho, sempre tinha um espaço para uma piada. Piada esta bem inocente contava ‘causos’ de épocas mais antigas.


Em uma rede social – onde tinha uma conta – sempre postava imagens e frases motivacionais e de fé. Também era famoso entre amigos de trabalho e para amigos, escrever bilhetinhos com poemas e frases. Era comum, e foi muito fotografado, sentado na Praça Da Leitura, que fica no entroncamento das ruas Francisco de Mário com Max Hergert, na companhia de um caderno, onde ali escrevia suas poesias. Zé Lando era morador do bairro Bela Vista.

O professor, e ex-secretário municipal de Educação, Nelson Cunha, escreveu um poema em homenagem em sua rede social. “Zé Lando pra mim é o retrato de uma Cosmópolis tradicional, como ilha, cercada de sonhos por todos os lados. Na pracinha, e eu faço caminhadas todos os dias por ali, parava para um dedinho de prosa e recebia poesia. Zé Lando, o poeta que representa a universalidade de nossa cidade”, diz o professor.

Confira a homenagem de Nelson Cunha ao poeta:

“Ei-lo na pracinha,
ei-lo na alegria,
ei-lo fazendo versos
ei-lo na poesia.

Poesia que hoje perde
uma de suas rimas
mais ricas,
mas quando se vai,
mais indo,
mais fica.

Eu costumava vê-lo ali,
Chorando versos,
sorrindo rimas,
poeta cosmopolense,
hoje faz versos novos
no andar de cima”

Nelson Cunha

A despedida de Zé Lando teve início às 12 horas no velório Municipal. Seu sepultamento está previsto para as 16h no mesmo local.

……………………………………..

Tem uma sugestão de entrevista? Clique aqui e envie para o Portal Cosmopolense


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.