20/04/2019

Moradores reivindicam transporte em condomínio de Cosmópolis

Pais reclamam dos desafios ao levar os filhos para a escola, que é distante do condomínio.

Da redação

Os moradores do condomínio Monte Castelo em Cosmópolis têm enfrentado dificuldades ao se locomoverem, principalmente ao levar os filhos para a escola. Isso porque, no local onde residem, não passa nenhuma linha de ônibus que facilite a transição. Segundo informou a prefeitura, a empresa responsável pelo transporte coletivo do município se dispôs a estender uma linha até o local, porém para que a demanda seja atendida será necessário a construção de algum dispositivo para que os ônibus consigam retornar.

Um dos moradores do condomínio, Guedisson Galhardo, conta que reivindicou inúmeras vezes a circulação de ônibus no bairro, assim como também fez solicitações à prefeitura para que a mesma disponibilizasse ao menos um transporte escolar para levar as crianças à escola.  “A principal reivindicação é o transporte público e o transporte escolar, que infelizmente o condomínio não tem. Seria necessário também uma rotatória em frente ao condomínio para que o ônibus possa fazer a manobra para realizar o retorno “, expõe.

A unidade escolar mais próxima da área toma um tempo considerável dos pais, que não possuem carro e precisam ir a pé. Além da distância, um outro fator que corrobora para os desafios desses moradores é o clima. Maria Cristina faz o caminho todos os dias – com chuva ou sol – ao levar o filho para a escola. Para ela, a maior preocupação, no entanto, é saúde do pequeno. “Meu filho tem baixa imunidade, nem sol ele pode pegar. E todo dia tem que fazer essa mesma viagem, estando chuva ou sol, já que não pode perder aula”, lamenta.

A prefeitura

O Portal Cosmopolense entrou em contato com a Prefeitura de Cosmópolis que, por sua vez, respondeu que a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito esteve em contato com a empresa responsável pelo transporte coletivo de passageiros em Cosmópolis, a Campestre, para discutir o assunto.

Segundo informou o executivo, a empresa (Campestre) se dispôs a estender uma linha até o local, porém para que a demanda seja atendida será necessário a construção de algum dispositivo para que os ônibus consigam retornar – “algo que hoje não é possível”, destaca o poder municipal.

Um projeto já foi elaborado para que os veículos de transporte coletivo consigam ir ao local e retornar e ainda, a execução deste retorno será realizada em breve, conforme explicou a prefeitura. Esta também fez menção à Lei Municipal n° 2053/94 que determina que a Prefeitura Municipal de Cosmópolis deve fornecer transporte escolar para estudantes que residam em distâncias a partir de 1.500 metros entre a moradia e a escola.

“Ocorre porém que nenhum dos estudantes residentes no “Condomínio Residencial Monte Castelo I” e matriculados nas Escolas Públicas Municipais de Cosmópolis estão fora deste raio de distância, não sendo portanto contemplados com o transporte escolar”, finaliza.

Assista ao vídeo:

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.