28/09/2019

Moradores e vereadores realizam reconstrução de casa queimada em Cosmópolis

O casal de idosos teve a casa incendiada no início de setembro. Humberto Hiroshi (PT), Renato da Farmácia (Podemos) e Rafael Piauí (PT) estão à frente da iniciativa

Letícia Leme

Moradores e vereadores de Cosmópolis se mobilizam para reconstruir uma residência que foi totalmente destruída pelo fogo no início do mês de setembro. Várias doações de materiais de construção foram feitas, a fim devolver o sonho da casa própria à família.

No dia em que o incêndio aconteceu Manoel, dono da residência, relatou ao Portal Cosmopolense que todos os documentos, assim como as roupas dele e da esposa, foram consumidas pelo fogo. “Só ficamos com a roupa do corpo”, lamentou o pedreiro. Vereadores e moradores de Cosmópolis se uniram a fim reconstruírem a casa do casal de idosos.

Os parlamentares Humberto Hiroshi (PT), Renato da Farmácia (Podemos) e Rafael Piauí (PT) estão à frente da iniciativa. Além disso, Cristiane Paes (PT), André MaqFran (PRB), Eliane Lacerda (PV), comendador Carlos Duó, guardas municipais, comerciantes (Madeireira Forte, Mix Potato Brasil, Caçambas Colibri, Casa do Construtor) e moradores destinam doações à causa.

Hiroshi, um dos vereadores envolvidos, ressaltou que a falta de equipamentos e estrutura no município para combates à incêndio contribuiu para que a residência sofresse perca total. “O fogo destruiu tudo e a destruição também foi culpa da administração, já que se em nosso município tivesse ao menos uma Brigada de incêndio teria evitado não só a destruição dessa residência, como a destruição da biblioteca, dentre outros lugares”, ponderou.

O petista teve conhecimento da atual situação do casal a partir de pedidos de ajuda no facebook e mensagens via whatsapp. “Eu cheguei lá poucas horas depois que havia controlado o fogo, e quando cheguei a senhora dona da residência estava sendo hospitalizada e o marido dela estava na delegacia fazendo o reconhecimento do filho dela [que iniciou o incêndio]”, relembrou.

De acordo com Hiroshi, iniciativas como essas devem ser adotadas por políticos vigentes durante todo o mandato. “Essa ação não tem cunho político, mesmo tendo três vereadores a frente. Nós estamos trabalhando ativamente nesse projeto. Nosso objetivo é ajudar realmente e acabar com essa imagem de que político tem que fazer coisas só em época de eleição. Essa senhora tem a mobilidade bem delimitada por causa de um AVC, o marido dela está desempregado. De onde que eles iriam conseguir recursos financeiros para erguer essa casa novamente?”, indagou.

O primeiro passo é levantar a casa. Toda a mão de obra depende da colaboração de voluntários – que têm dedicado os finais de semana à obra. Uma vez reconstruída, a busca se limitará a arrecadação de mobília. “Primeiro nós vamos erguer a casa e quando ela estiver acabada, pintadinha e com chaves na mão nós vamos atrás de conseguir doação para repor toda a mobília, porque a família perdeu tudo. Eles ficaram com a roupa do corpo e estão morando de favor na casa de uma vizinha”, ressaltou o petista.

“A cena que eu vi do animalzinho dela deitado do portão da casa, ele chorava. Na hora que a idosa chegou do hospital, ela e o esposo olhando os escombros da casa, foi a cena mais triste que eu já vi na minha vida. Isso daí me dá forças para lutar e devolver para eles a dignidade, esperança e certeza de que eles terão um velhice amparada e um teto para morar. Graças a Deus está sendo bem aceito pela população, o pessoal tem ajudado muito. No sábado muitas pessoas estiveram lá para ajudar”, salientou.

………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.