25/02/2022

Moradores do ‘Minha Casa Minha Vida’ de Cosmópolis seguem com muitos problemas estruturais

A Prefeitura de Cosmópolis se posicionou afirmando que não tem responsabilidades com a obra

Da redação

Anos se passaram e o condomínio do projeto Minha Casa Minha Vida, nos Condomínios Bom Sucesso, no bairro Novo Cosmópolis segue apresentando problemas de estrutura. Moradores do  empreendimento de Cosmópolis continuam reclamando que há infiltrações e rachaduras nos apartamentos.

Ao todo são 15 torres que estão tendo problemas frequentes com infiltração. Uma residente que preferiu ter sua identidade em sigilo encontrou seu apartamento alagado pela terceira vez e teve altos custos de desentupimento, que também se agrava pelo mau uso de condôminos.

“Penso todos os dias em sair daqui, todos os dias, é risco para mim, risco para meus filhos, risco para os outros moradores” desabafa.

Na parte externa de alguns dos prédios já foram realizados trabalhos de impermeabilização para impedir a entrada de água, mas, ainda há vários locais onde a água fica empossada. Em alguns pontos o piso chegou a ceder.

“Essa é a parede do quarto das meninas, onde eu tirei elas e as coloquei no meu quarto, e vim pra sala. No banheiro nem teto existe mais! Na cozinha a mesma coisa… E fora quando não entopem a rede e retorna esgoto como aconteceu aqui, três vezes em menos de um mês!” reclamou.

De acordo com os moradores do local, os pedidos de ajuda são frequentes, contudo, não há respostas ”

Entramos em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Cosmópolis e a mesma se posicionou afirmando que não tem responsabilidades com a obra. Veja na íntegra:

“A Prefeitura de Cosmópolis teve a responsabilidade com o fornecimento de dados cadastrais de pessoas que teriam a intenção de comprar o imóvel. A obra é de total responsabilidade da Caixa Econômica, que é a mutuária, e que deve acionar a construtora Brooksfield.”

A Caixa também se posicionou. Veja na íntegra:

A CAIXA informa que o empreendimento Residencial Manoel Ferreira de Souza, contratado no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida, localizado no município de Cosmópolis/SP, foi entregue aos beneficiários em Dezembro/2014 mediante emissão do Habite-se pela Prefeitura Municipal, com o cumprimento das exigências legais de forma a garantir sua habitabilidade.

 O banco esclarece que danos decorrentes de ausência de manutenção predial e conservação do sistema de esgotamento sanitário são de responsabilidade do Condomínio e dos beneficiários.

 A CAIXA disponibiliza o canal De Olho na Qualidade para atendimento a informações e reclamações sobre possíveis vícios construtivos nos imóveis dos empreendimentos dos Programas Minha Casa, Minha Vida e Casa Verde e Amarela, através do telefone 4004-0104 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-104-0104 (demais localidades) ou pelo site https://www.caixa.gov.br/faleconosco, no qual a construtora é acionada para promover os reparos de sua responsabilidade.

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