13/04/2019

Moradores de Cosmópolis poderão denunciar crimes em grupo de whatsapp

Serão nove grupos, onde os participantes poderão avisar e serem avisados sobre qualquer crime que esteja acontecendo na região.

Da redação

Durante uma entrevista concedida ao Portal Cosmopolense nesta segunda-feira (08), o Secretário Municipal de Segurança Pública em Cosmópolis, Carlos Alberto Cavagnini divulgou a criação de grupos no WhatsApp onde os moradores poderão participar e colaborar com a Guarda Municipal (GM).

Os grupos, assim como relatou Cavagnini, corresponderão a cada uma das nove regiões em que está dividida a cidade. Os participantes poderão avisar e serem avisados sobre qualquer crime que esteja acontecendo na região. “Se as pessoas quiserem fazer parte deste grupo vão ser orientadas pela guarda municipal, sobre o que está acontecendo no bairro dela, como está acontecendo, de que forma está acontecendo e como ela deve se prevenir. E também uma ação para a GM e para o setor de inteligência, de repente tem alguma coisa que ela está vendo acontecer no bairro e nós não”, explicou.

Segundo exemplificou o secretário, nos grupos poderão ser relatados crime de qualquer natureza, do mais grave ao corriqueiro. As denúncias por sua vez, poderão ser feitas de forma anônima. “Nós podemos ter um tipo de crime, por exemplo, que é comum, alguma pessoa dando um golpe. Ou então até um crime de furto que vem acontecendo e que a gente sabe como evitá-lo, para passar para a população uma forma de se prevenir”, salientou.

Maiores detalhes relacionados a iniciativa serão divulgados durante uma audiência pública, que acontecerá no dia dois de maio. A partir do dia três do mesmo mês, os grupos estarão aptos para atender a população.

Furtos e Roubos

Cosmópolis iniciou o ano registrando uma queda nos índices de criminalidade. O levantamento, realizado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), indicou que a cidade apresentou uma queda de 57,35% em roubos, se comparado ao mesmo período do ano passado. Os dados divulgados pelo órgão (SSP) referem-se aos dois primeiros meses do ano.

Cavagnini explica que a baixa se deu devido ao trabalho de prevenção realizado pelos agentes. “A ideia é chegar no crime antes que ele aconteça, um trabalho preventivo. A gente cria um estudo, um mapa de calouros, os pontos em que eles estão atuando,  e atuando em cima desses pontos, antecipadamente, a gente evita os crimes dessa natureza”, ressaltou.

Em contrapartida, o número de furtos aumentou 17% comparado ao mesmo período do ano passado. Quanto a isso, o secretário argumentou dizendo que o crescimento já era esperado, devido a queda que aconteceu em anos anteriores. “Houve uma queda muito acentuada em furtos no município, entre 2017 e 2018. Chegou a 60% e esse é sempre o medo quando a queda é muito acentuada é que haja um crescimento e foi o que aconteceu. Mas o trabalho está sendo feito para que volte nos índices não aceitáveis, porque crime nunca é aceitável”, assegurou.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.