17/02/2023

Moradores da Rua Monte Castelo reclamam de problemas no abastecimento de água em Cosmópolis

Residentes do bairro Vila Cosmo, alegam que falta d’água não é um problema recente. Junior Felisbino se posicionou sobre o assunto

Da redação

Moradores da rua Monte Castelo estão enfrentando problemas com a falta de abastecimento de água. A queixa dos residentes, em específico, da Vila Cosmo, acontece diariamente e se entende há, pelo menos, dois anos.

Alguns moradores reclamaram anônimamente ao Portal ON sobre o constante problema de abastecimento. De acordo com eles, todos os dias no fim da tarde, o fornecimento de água cessa. Aos finais de semana, a situação se repete, porém no inicio do dia. “Quando a água chega, fica pouco tempo, não enche a caixa e já corta. Eu tenho que encher tambor com o fiozinho de água e fazer tudo com balde. Muita gente acha que o problema é aqui, mas diversos vizinho já quebraram a calçada e fizeram novos encanamentos, mas a água não vem”, expos uma moradora.

Outra residente alega que a falta de abastecimento, por vezes, a priva de realizar coisas simples, como cozinhar e tomar um banho normal, principalmente, por não possuir uma caixa d’água em seu imóvel. “A conta continua vindo, eles não descontam esse tempo que fica sem água”, alega.

Na segunda-feira (13), o fornecimento cessou novamente e não retornou. Em busca de uma resposta para a situação, as moradoras tentaram contato com o Departamento de Água e Esgoto (DAE). “Eles informaram que uma adutora havia quebrado e a cidade inteira ficou sem água. Só que, às 15h de quarta-feira, a água voltou para todo mundo e nós permanecemos sem. Liguei na Departamento e, de tanto insistir, consegui falar com um técnico. Ele disse que iria mandar pressão para que a água chegasse aqui, mas que o abastecimento tinha ‘privilégio’ para os moradores do Centro, então o que acontece é que, a água chega primeiro lá e nós ficamos com o que sobra. Por isso, nunca sobe água na caixa”.

O Portal ON procurou a Prefeitura Municipal de Cosmópolis para um posicionamento sobre a situação. Confira a nota:

“A Prefeitura de Cosmópolis tem conhecimento das demandas pontuais de falta de água do município, e como prioridade na solução desses problemas vem tomando diversas medidas e investindo na área de abastecimento de água como, por exemplo, a reforma dos reservatórios do Bairro Beto Spana e Cidade Alta, dentre outros.

O caso pontual em questão, já faz parte do próximo passo de melhorias do sistema de abastecimento de água em regiões afetadas há anos.

A Administração fez estudos na região Jardim Cosmopolita, Jardim Eldorado, Vila Cosmo, Real Center e Jardim Santa Rosa, onde foi constatada a necessidade de construção de mais um reservatório de 1 milhão de litros. O processo de licitação já foi aprovado pela Gestão”.

Nesta quinta-feira (16), o prefeito de Cosmópolis, Junior Felisbino, também se pronunciou, através de uma transmissão ao vivo nas redes sociais, sobre os problemas com fornecimento de água. Ele citou o rompimento da adutora da rua Moacir do Amaral, que demandou trabalhos imediatos do Departamento de Água e Esgoto (DAE).

De acordo com o chefe do Executivo, posterior a isso, houve uma queda de energia no município que também influenciou na interrupção do abastecimento de água. “Por conta do rompimento da tubulação de ontem, estava quase tudo normalizado para hoje [quinta-feira, 16 de fevereiro], mas agora com a queda de energia, tivemos esse problema novamente”, expos Felisbino.

“Vi muitas pessoas me marcando nas redes sociais perguntando: ‘prefeito, mas a represa está cheia, e está faltando água’. Na verdade, é o seguinte: a represa, graças a Deus está cheia, inclusive fizemos o desassoreamento da represa […] pra termos mais armazenamento de água, não temos problema com isso. O problema agora, com a chuva, são outros […] que é a questão de buracos nas ruas, a questão de rompimento de adutora, que é a questão de galerias pluviais. Agora, em especial, a gente teve esse problema com a questão da queda de energia. Então, gostaria de dizer a vocês que estamos trabalhando bastante para normalizar o mais rapidamente possível”, afirma Junior Felisbino.

……………………………………

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Cosmopolense

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Cosmopolense sem prévia autorização por escrito do Portal Cosmopolense, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.