26/01/2021

Morada das Carolinas: cidadãos reclamam de problemas em bairro de Cosmópolis

Uma ponte caiu após um caminhão tentar atravessá-la

Henrique Oliveira

Moradores do bairro Morada das Carolinas, em Cosmópolis, reclamam da falta de recuperação das estradas e ruas do bairro. De acordo com alguns moradores, o bairro está com quase todas as ruas com problemas. As ruas apresentam erosões por conta das fortes chuvas que caem no local, Isso dificulta a locomoção dos moradores.

Para quem não conhece o bairro, ele fica próximo a vicinal Ivo Macris, que liga Paulínia à Americana. De acordo com os moradores, do centro de Cosmópolis até a primeira rua do bairro, são 15 quilômetros. E todo este percurso feito por estrada de terra. E em tempos de chuva, o trabalho é grande para se chegar ao bairro.

Há pessoas que moram no local há mais de 40 anos. E dizem que o bairro, por estar longe do perímetro da cidade, não recebe a atenção devida. Embora os moradores contam que pagam Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), os serviços públicos que a cidade tem, os moradores dizem que lá é escasso.

Em época de chuvas, local fica intransitável – Imagem: moradores

Caminhão cai em ponte improvisada no bairro – Imagens: Jair BrandineAlém deste problema os moradores agora enfrentam um novo desafio: uma ponte que liga o bairro a um outro logradouro de Americana (SP), caiu quando um caminhão tentou atravessá-la. Agora, os moradores tem de andar mais 7 quilômetros para quem precisa acessar a Vicinal Ivo Macris ou alguma padaria ou mercadinhos que existem na região.

Sobre o bairro, a Prefeitura de Cosmópolis assegura que realizará as obras necessárias no local. E que estuda o que poderá ser feito no caso da ponte.
“Uma equipe da Secretaria de Serviços Públicos e engenheiros da Secretaria de Obras estiveram no local na manhã de hoje, 25, para realizar uma avaliação técnica. A equipe fez um estudo no local, além de ouvir os moradores daquela região.
A questão da via púbica, a Secretaria de Serviços Públicos irá começar as ações assim que chegar o maquinário para utilização das obras no local.
Vale ressaltar que a ponte em questão foi uma obra construída pela população do local, sendo considerada uma construção ilegal. O Secretário de Obras, juntamente com o Prefeito, irão se reunir para, juntamente com a Cetesb, tomar as medidas legais para sanar o problema”, diz a nota na íntegra.

……………………………………

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Cosmopolense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.