17/11/2021

Missa de Santa Gertrudes reúne fiéis católicos em Matriz de Cosmópolis

Celebração contou com padres de outras paróquias e autoridades políticas e jurídicas da cidade


Henrique Oliveira

A missa em homenagem e memória de Santa Gertrudes aconteceu nesta terça-feira (16) na Paróquia que leva o nome da santa alemã em Cosmópolis. A celebração contou com padres de outras paróquias cosmopolenses e também de autoridades municipais.

Nesta terça-feira comemora-se o dia de Santa Gertrudes para os católicos cosmopolenses. Foi realizada a celebração eucarística em homenagem à santa pelo Padre Diego Humeniuk, pároco da igreja que fica na área central da cidade.
Com um bom número de fiéis, sendo que dois ou três por banco da igreja, respeitando as regras sanitárias por conta da pandemia do coronavírus.

O prefeito de Cosmópolis, Junior Felisbino (PP), além dos vereadores Renato Trevenzolli (PP) e Cristiane Paes (PT) estiveram presentes. Além da juíza da Comarca de Cosmópolis, Maria Thereza Nogueira Pinto.
Padre Antônio, da Matriz de Nossa Senhora Aparecida e Davi Maciel da Paróquia Sagrado Coração de Jesus também estiveram na comemoração da padroeira de Cosmópolis.

Em entrevista ao Portal Cosmopolense, o pároco de Santa Gertrudes, ressaltou a importância da santa católica para os cosmopolenses fiéis a tradição da Igreja Romana. “Aqui na cidade, e aqui na região, existe uma forte e linda devoção à Santa Gertrudes. Existe muitas histórias, muitos boatos e muitas lendas o porque é Santa Gertrudes a padroeira da cidade. Acredito que hoje isso não é mais importante. Importante é reconhecer que a providência que uma santa de origem alemã, uma grande monja mística, foi escolhida para ser a padroeira da cidade. Hoje ela é conhecida por todos e amada aqui em Cosmópolis… e pessoas de toda a cidade, das quatro paróquias que existem na cidade têm em Santa Gertrudes como a intercessora e protetora da cidade”.

“Celebrar o dia dela é celebrar a história da cidade e celebrar a proteção dela na caminhada e todo este povoado começando pela centenária Vila Cosmópolis e protegendo a cidade nos 77 anos que ela tem como município”, argumenta Humeniuk.

O padre também lembrou que os católicos cosmopolenses foram à novena em devoção à santa em toda a semana na Matriz. Padres de diversas cidades, como padres que já passaram pela paróquia cosmopolense, estiveram presentes nas nove noites de celebração.

Por conta da pandemia do coronavírus, não houve a tradicional quermesse na paróquia. Em contrapartida, alguns dos alimentos vendidos nas festas foram retirados pelos fiéis no salão paroquial para levar para sua casa.





Imagens: Henrique Oliveira/Portal Cosmopolense

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Cosmopolense.

 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.