19/04/2019

‘Missa de Lava pés’: Católicos de Cosmópolis relembram a última ceia de Jesus Cristo

Neste final de semana diversas celebrações marcam o fim da Semana Santa em Cosmópolis

Da redação

Na tradição católica, a chegada da Semana Santa é um novo momento de reflexão da morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Mas, uma prática, que acontece às ‘Quintas-feiras Santas’, chama a atenção quando o celebrante da Igreja Católica, normalmente um sacerdote ou até mesmo o sumo pontífice realiza: é a celebração de Lava pés.

Nesta quinta-feira (18), a Paróquia de Santa Gertrudes, dentro de sua liturgia, realizou a celebração da Ceia do Senhor  com o ritual de Lava Pés.

Os católicos lotaram a igreja, que fica no centro de Cosmópolis, para participar da missa que descreve a última ceia de Jesus Cristo com os apóstolos, em meados do ano 33 (depois de Cristo).

Diego Halmeniuk, pároco da Igreja de Santa Gertrudes, celebrou a sua primeira ‘Quinta-feira Santa’ como padre titular da paróquia que assumiu em fevereiro deste ano. PEm sua homilia, o sacerdote católico disse que “neste momento celebramos a instituição da eucaristia. O maior presente para nós cristãos”.

Segundo o padre, esta missa é a referência dos católicos à última ceia dos apóstolos com Cristo “se entregando no corpo e no sangue como eucaristia”.

Dentro do rito da instituição da eucaristia, a liturgia católica relembra o momento em que Jesus Cristo lava os pés dos apóstolos para sentar-se com eles à mesa para assim realizar a passagem bíblica que é narrada em vários evangelhos, inclusive do apóstolo João.

“O senhor se faz servo”, diz padre Diego. “Hoje relembrando este gesto, nós também queremos nos colocar a serviço, sobretudo dos menos favorecidos, dos mais pobres, revivendo este gesto do ‘Lava pés’. Então hoje lavar os pés significa estar a serviço: ajudar os que têm fome, os injustiçados, os que estão doentes, que estão esquecidos… este é o nosso ‘lava pés’ de hoje”, diz o pároco.

Durante a celebração, que foi realizada próximo ao altar da matriz, doze pessoas foram escolhidas pela Igreja para terem os pés lavados pelo padre em conformidade com o ritual da Igreja. Após o padre lavar os pés das pessoas que simbolizam os apóstolos, o padre beija os pés em sinal de respeito.

“Jesus não faz um gesto teatral; Ele revela aos apóstolos um “novo ângulo”  ou um novo modo de ver as coisas: não a partir do lugar dos comensais, mas a partir da perspectiva de quem não está sentado à mesa”, escreve o padre Adroaldo Palaoro, diretor do setor de Espiritualidade Inaciana.

Todos os escolhidos têm participação direta em instituições de caridade, no serviço público de Cosmópolis ou na caridade com os mais necessitados. O padre diz que a escolha destas pessoas partiu do tema da Campanha da Fraternidade, originada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que tem como tema ‘Fraternidade e Políticas Públicas’.

“Em sintonia com a Campanha da Fraternidade, nós este ano convidamos pessoas que trabalham no setor público ou em entidades que fazem o bem para a sociedade”, alega o padre.

Final de semana de celebrações católicas

Nesta sexta-feira a Igreja Católica relembra a ‘Paixão de Jesus Cristo’. A Matriz de Santa Gertrudes realizará, a partir das 19h30, o teatro da ‘Paixão de Cristo’ na praça Doutor Paulo de Almeida Nogueira (Praça da Matriz).

Para aguardar e comemorar a chegada da páscoa, haverá uma Missa Solene de Vigília Pascal neste sábado (20) a partir das 19h30 na Paróquia de Santa Gertrudes.

No domingo de páscoa, a Igreja realizará a missa ‘Domingo de Páscoa na ressurreição do Senhor’ na Matriz de Santa Gertrudes às 8 horas.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.