13/01/2021

Mesmo com placa, lixo e entulho são descartados em ruas de Cosmópolis

Jogar lixo ou entulho em vias públicas, ou terrenos, é contra Lei Municipal


Da redação

Mesmo com uma placa proibindo, lixo e entulho são descartados em vários pontos de Cosmópolis. Ruas, avenidas e terrenos, são locais escolhidos para descartar diversos tipos de materiais, dentre eles, restos de construção, lixo orgânico e doméstico.

Um ponto curioso acontece no bairro Chico Mendes. Para entrar no bairro, um dos principais acessos, é a avenida do Trabalhadores, que no cruzamento com a rua Guilherme Hasse, uma placa colocada adverte que é proibido o descarte. Porém, embaixo da placa o lixo e entulho está acumulando.
Um morador do bairro, que enviou as imagens para nossa redação, diz que diariamente  o monte de entulho aumenta.

Próximo ao residencial do Bosque, na rua José Antônio Toselli, é outro ponto que recebe lixo irregular, em um terreno próximo à rua Monte Castelo. São descartados entulho e, de acordo com um morador das imediações, até animais mortos são deixados no local.

A reclamação é constante por parte deste morador, que somente no ano passado, ele fez dois protocolos pedindo uma solução à Prefeitura.

No mês de dezembro, o Portal Cosmopolense, mostrou a situação dos moradores do bairro Primeiro de Maio. Próximo à escola Municipal Professor Fernando Bertazzo, um grande terreno recebe muito lixo. Na reportagem, foi flagrado o descarte de um caixão em meio a sujeira.

O local, de acordo com a planta do município, era para ser construída uma praça, que até nome tem: Aimeé Semple McPherson.


Outro lado

A Prefeitura de Cosmópolis, diz através de nota, que o trabalho de limpeza da cidade está sendo reorganizado. E no caso de fiscalização, o Executivo alega que voltará com uma equipe da Guarda Municipal de patrulhamento ambiental e em áreas rurais.

Confira a nota na íntegra:

“As secretarias do município de Cosmópolis estão se reorganizando para que as ações sejam efetivas para a demanda da população e da cidade. Será reorganizado, como exemplo, o cata galhos e poda para secretaria de agricultura e meio ambiente e com decorrer da demanda a questão do entulho e de outros materiais será vinculada à secretaria de serviços públicos. Com o decorrer do tempo a intenção é estabelecer um cronograma para que o munícipe tenha a resposta de atendimento a sua demanda e possa dispor do material em via pública conforme dias da semana já estabelecidos. Referente ao descarte irregular em áreas do município, isso é caracterizado como crime ambiental e a intenção da prefeitura é estabelecer o retorno do GEPAR (Grupo Especial de Patrulhamento Ambiental e Rural) o qual estará na rua para orientar, educar, fiscalizar, notificar e se for o caso multar o infrator. Hoje temos algumas áreas mais vulneráveis e em estado crítico, em exemplos, que liga o bairro saltinho, na região da escola alemã, chácara do Zico, canteiros em vias públicas, entre outros”.

……………………………………

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Cosmopolense

 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.