17/06/2019

Membros e advogado recorrerão da decisão de juíza que suspende CEI do DAE de Cosmópolis

Advogado diz que decisão partiu em reunião e que há pontos questionáveis em decisão da Justiça

Da redação

Os membros e o advogado da Comissão Especial de Investigação (CEI) da Câmara de Cosmópolis recorrerão da decisão da justiça que suspende os trabalhos que investigam o Departamento de Água e Esgoto de Cosmópolis. A decisão foi tomada em uma reunião na sexta-feira (14) após os vereadores serem notificados da decisão da juíza.

Os parlamentares Edson Leite (PSDB), Eliane Lacerda (PV), Humberto Hiroshi (PT), Cristiane Paes (PT), Renato da Farmácia (Podemos), o presidente da CEI, Aldenis Mateus (MDB) e o advogado Danilo Moreira de Castro estavam presentes na reunião. Hiroshi (PT) questionou o presidente da CEI por não ter sido notificado da decisão da juíza. Segundo o vereador, ele ficou sabendo pelos veículos de imprensa que noticiaram a decisão da juíza.

Segundo o advogado Danilo de Castro, em meados do dia 30 de maio, o prefeito de Cosmópolis, José Pivatto (PT), pediu à justiça para que fosse suspensa a CEI em definitivo. Em paralelo, o prefeito também pediu para que a suspensão fosse realizada mais rapidamente dentro de uma mandado de segurança.

O advogado deixou claro que este mandado de segurança é um pedido liminar, mas que há em trâmite um pedido de suspensão em definitivo. Durante a reunião,  Castro disse que vê alguns erros na decisão da juíza Fabíola Brito do Amaral. “O Élcio [Amâncio] nunca veio aqui, nunca sentou para conversar com a gente. Como ele vai dar uma resposta a respeito da Comissão?”, indaga.

O defensor considera ainda um equívoco jurídico a forma com que a juíza se referiu ao ‘fator determinante’. Segundo a magistrada, não há fatores determinantes no processo de abertura da CEI. O advogado considera ‘rasos’ os argumentos impetrados pela juíza.

Em entrevista, o advogado da Comissão disse que a comissão vai apelar contra a suspensão. E afirmou que “essa foi a última reunião oficial da CEI, por hora. Visto que a decisão suspende os trabalhos, e muito provavelmente a Câmara será citada oficialmente na semana que vem [nesta semana], não mais poderemos fazer reuniões ou investigações na qualidade de Comissão Especial de Inquérito. Embora nada obste que os vereadores ainda atuem isoladamente para informar a população e investigar condutas inadequadas do poder executivo”. A decisão de recorrer foi unânime entre os edis.

Leia mais

Possíveis irregularidades no DAE de Cosmópolis serão apuradas

Vereadores discutem contratação de advogado em CEI de Cosmópolis

Presidente da CEI nega que seja beneficiado pela prefeitura de Cosmópolis

Advogado da CEI é apresentado pela Câmara de Cosmópolis

Justiça determina suspensão imediata da CEI do DAE em Cosmópolis

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.