06/07/2021

Médico Pedro Paulo Basso falece aos 73 anos

De acordo com familiares, médico realizou mais de mil partos na cidade de Cosmópolis

Henrique Oliveira

O ginecologista-obstetra Pedro Paulo Basso, de 73 anos, faleceu nesta segunda-feira (05) em Campinas (SP). Pedro Paulo era morador de Cosmópolis e desde o início dos anos de 1980 realizava partos de cosmopolenses na única maternidade da cidade.
O médico morreu vítima de um câncer no pâncreas.

De acordo com sua filha, Rafaela Basso, o número de partos realizados pelo médico foi acima de mil. Ela diz que este número foi atingido há muitos anos quando Pedro Paulo parou de contar os bebês que ajudava a nascer.

 

Pedro Paulo observa Rosani Tieghi no nascimento de seu filho Luiz Henrique em Julho de 1984

“Um grande médico que se tornou grande amigo. Fez parte dos 2 momentos mais felizes da minha vida, o nascimento dos meus filhos. Foram 39 anos de amizade. Sentirei muita falta da sua alegria e carinho com a minha família. Em você, confiei a minha saúde e a da minha família de olhos fechados sempre”, relembra Rosani Tieghi, que aparece na foto acima.

Pedro Paulo que era natural de São Paulo, se especializou na área na cidade de São José do Rio Preto (SP) onde cursou a faculdade de medicina. Em 1980 veio para Cosmópolis onde atendia parturientes pelo sistema público de saúde e em sua clínica. Mas os partos, que realizava em Cosmópolis a sua maioria feitos no antigo Hospital Beneficente Santa Gertrudes.

“Meu pai teve como Cosmópolis a real cidade dele, enraizou-se aqui na vida profissional e pessoal”, conta Rafaela sobre a relação do médico com a cidade.

Além de sua família, onde deixa esposa, filhos e netos, Pedro Paulo Basso tinha como paixão sua profissão: “Ele amava fazer exatamente o que fazia, cuidar das pacientes dele e trazer crianças ao mundo. Ele tinha orgulho do trabalho dele”.

Pedro Paulo e família.

Há um ano ele lutava contra um câncer no pâncreas. Em sua segunda cirurgia para retirada do câncer do órgão, ele não resistiu e morreu na tarde desta segunda-feira no Centro Médico de Campinas onde estava internado há 25 dias.

Nas redes sociais, muitos cosmopolenses lamentaram a morte do médico. Muitos profissionais da área da saúde e outros profissionais escreveram textos de lamento a morte de Pedro Paulo.

Seus familiares se despediram em uma cerimônia na manhã desta terça-feira (06). Seu corpo será cremado.

Imagens: cedidas pela família.

……………………………………..

Tem uma sugestão de entrevista? Clique aqui e envie para o Portal Cosmopolense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.