07/06/2019

‘Matão da Usina’ em Cosmópolis recebe limpeza

Foram retirados da mata carcaças de gado, latarias de veículo, garrafas e até seringas e agulhas

Da Redação

Órgãos ligados ao Meio Ambiente realizaram uma limpeza na Área de Relevante Interesse Ecológico – ARIE Matão – mais conhecido como Matão da Usina. A ação aconteceu na tarde desta quinta-feira (6) na divisa entre Cosmópolis e Artur Nogueira (SP). Estiveram presentes representantes do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), Conselhos de Meio Ambiente, Ester Agroindustrial e das Secretarias Municipais de Meio Ambiente de Cosmópolis e Artur Nogueira (SP).

Anualmente, desde 2017, os órgãos realizam este trabalho no local. Em 2019, os voluntários colheram carcaças de gado de corte, latarias de veículos, garrafas diversas e até seringas e agulhas que foram recolhidos por caminhões das duas cidades que destinaram este lixo adequadamente.

A área é preservada pela Ester Agroindustrial e pela Prefeitura de Cosmópolis. Mas é fiscalizada pelo ICMBio, órgão federal que assegura a proteção das áreas de preservação permanentes. “A área de mata é sagrada, a preservação dela é fundamental para todos nós”, reflete Márcia Rodrigues, analista ambiental do ICMBio.

Além de todo lixo retirado do interior e dos arredores da mata, os voluntários encontraram um apiário clandestino em meio à natureza. Segundo Heline Laura – Diretora de Meio Ambiente de Artur Nogueira -, a existência deste apiário “está completamente em desacordo com as regras atuais de segurança”. A ARIE Matão é uma das mais antigas unidades de conservação do Brasil. O local é devidamente preservado há 34 anos.

 

As ARIEs são unidades de conservação que possuem “características naturais extraordinárias ou que abriguem exemplares raros da biota regional. Para a proteção das ARIEs deve ser regulado o uso admissível e/ou proibidas quaisquer atividades que possam pôr em risco a conservação dos ecossistemas, a proteção especial das espécies endêmicas ou raras ou a harmonia da paisagem.

Imagens: Prefeitura de Cosmópolis

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.