19/05/2021

Marcus Viana: o cosmopolense que está na semifinal da ‘Dança dos Famosos’

Conheça a trajetória do cosmopolense que dança pelo mundo e agora está no Domingão do Faustão


Da redação

A superação da timidez pode ter levado um cosmopolense a estar em um dos concursos mais importantes de dança da televisão brasileira. Assim definiu à reportagem do Portal Cosmopolense quando perguntado o que o motivou a começar a dançar.
Natural de Cosmópolis, Marcus Viana (38) é um dançarino que está na semifinal da ‘Dança dos Famosos’, um quadro do programa Domingão do Faustão na TV Globo. Esta façanha o fez ficar famoso na cidade, e no Brasil, após conquistar o feito no último domingo (16) em rede nacional.

Em entrevista, perguntado sobre a motivação que o fez entrar no mundo da dança, o cosmopolense disse que um dos principais motivos foi vencer a timidez. “A minha grande inspiração foi a quebra de minha timidez”, alega.

Marcus hoje mora na Vila Kalil, porém é conhecido por ter morado muito tempo na Vila Nova. E desde o início, Marcus começou a dançar na cidade. O axé (dança originária da Bahia, muito popular nos anos de 1990) foi um dos primeiros gêneros que fez Marcus iniciar sua carreira após uma viagem à Porto Seguro (BA).

Em sua história, após o ritmo brasileiro, Marcus se matriculou em uma agência de dança em Campinas (SP), indo para o Hip-Hop (cultura dos Estados Unidos). Participou do balé (equipe de dança) do cantor sertanejo Daniel, e aí começou a sua trajetória fora de Cosmópolis, se mudando para o Rio de Janeiro (RJ).

Passagens internacionais

Após dar seus primeiros passos em Cosmópolis, mudar-se para a capital fluminense, Marcus fez um teste para trabalhar em Kuala Lumpur, capital da Malásia (sudeste da Ásia) onde ficou por oito meses. Voltando ao Brasil, participou de trabalhos por Xangai (costa central da China) e Hong Kong. “Depois disso eu me machuquei (fratura física) e fiquei por seis meses numa cadeira de rodas, mais seis meses para me recuperar, aí depois que me recuperei voltei a viajar e fui para a Inglaterra para aprender inglês”, lembra Marcus.

Em Londres, onde ficou por um ano, começou a estudar a língua inglesa e também ainda trabalhando com a dança. Logo após, Marcus começou a trabalhar embarcado em um transatlântico por muito tempo. “Por lá fiquei dançando por muito tempo, viajando o mundo inteiro a bordo do navio”.

Depois de voltar ao Brasil, em também trabalhando embarcado, foi morar em Marselha (cidade portuária no Sul da França) onde ficou por 3 anos, além da Itália.

Para se dedicar ainda mais na área, Marcus conta que estudou em outros países, como  em Nova Iorque – onde estudou dança para musicais, Los Angeles no berço do Hip-Hop norte-americano.
“Estudei nas escolas onde estudavam os dançarinos da Beyoncé, Britney Spears, Justin Timberlake… era uma academia que só era para a galera fera de dança”, lembra Marcus que cita que estudou também em Londres (Reino Unido) e no Rio de Janeiro, onde fez dança de salão.

O início na Dança dos Famosos

Para estar hoje em um dos mais famosos quadros de dança da televisão brasileira, Marcus conta que a história é longa e que passou por vários processos classificatórios até integrar o corpo de dançarinos do programa dominical apresentado por Fausto Silva.

Depois de passar pelo Melhores do Ano [premiação anual dos artistas da Rede Globo], Marcus Viana fez vários musicais no Domingão do Faustão. Isso acontecia quando cantores famosos se apresentavam no palco do programa e a produção contratavam o balé masculino para acompanhar o artista.

Marcus também conta que por quatro vezes passou por processos de seleção para integrar o quadro Dança dos Famosos. “Quando abria testes para o Dança dos Famosos eu sempre fazia. Fiz uns quatro testes para o quadro aí eu chegava sempre na reta final, com dez pessoas, cinco… aí eu não passava. Aí eu desisti”, relata.

Após fazer sua inscrição em um novo teste do quadro, pela internet, Marcus Viana conta que enviou vários materiais em vídeo e fotos de sua carreira para tentar entrar no processo seletivo. E em paralelo à isso, Marcus estava trabalhando como assessor parlamentar do vereador cosmopolense Adriano França (Republicanos)  quando recebeu a proposta da TV Globo em trabalhar com o programa.

A parceria com a atriz Maria Joana 

Pra quem assistiu o programa Domingão do Faustão, no último domingo, viu que Marcus Viana é o professor da atriz Maria Joana. De volta à Globo, após passagem pela novela Gênesis, na Record, Maria Joana pode dançar com Marcus dois ritmos completamente diferente: o forró e o rock.

A dupla ganhou as maiores pontuações (no gênero rock) dos quatro jurados do Domingão: quatro notas dez. E com isso, foram classificados para a semifinal da competição televisiva que acontecerá, de acordo com Marcus, em julho deste ano.

Sobre a atriz, Marcus revela que a global é uma pessoa muito humilde, dedicada e que leva a sério a preparação para as apresentações no palco da TV Globo e que “representa a cultura, que está levando a cultura da dança nos ombros dela… está divulgando bastante… e nós fizemos esta parceria aí que foi ótima”, diz Marcus.

Marcus diz que a preparação para a competição é muito árdua. Os treinos tem a duração de seis horas diárias e que além dos ensaios, o exercício requer preparação física e muitos estudos de dança, já que o dançarino diz que teve 20 dias para se preparar para a primeira apresentação no palco da TV Globo. “É um conjunto de coisas: estética, a dança, a experiência e o estudo. Assim formamos uma base legal”.

“Nós estamos num ritmo de levar uma arte de qualidade para quem assiste”

Sobre a competição, Marcus diz que a principal força motriz que o faz dançar, em conjunto com a atriz Maria Joana, é levar qualidade de dança e a divulgação da cultura para quem assiste o programa. Citando o prêmio, um carro de cem mil reais, Marcus não descarta a possibilidade de vencer a competição, mas diz que não está com ar de competição, citando bom relacionamento com os outros artistas que concorrem com ele o prêmio e o título do programa.

“Eu vou tentar dar o meu melhor para quem estar em casa gostar e ir lá e votar em mim. A campanha do meu trabalho, já está bombando nas redes sociais, a Joana ajuda bastante…”.

Mensagem para Cosmópolis

Marcus lembra a diversidade cultural que Cosmópolis tinha no passado. Hoje com projeção nacional, devido a sua participação no programa, diz que quer ajudar a resgatar a cultura do município.
A representatividade de Marcus frente ao programa, para ele, é motivo de orgulho em levar o nome de Cosmópolis para uma das maiores competições de dança do Brasil.

“A mensagem que deixo para Cosmópolis é que a nossa cidade já foi muito cultural. Que já foi referência em nossa região. Que [o poder público] melhore a cultura de nossa cidade. Que não fique mais sucateada, que o poder de nossa cidade veja isso aí também e que traga mais cultura, para que apareça mais artistas, que a cidade seja mais prestigiada. Por eu estar na Globo é um presente não só para mim, mas para a cidade também, né? É um orgulho pois uma pessoa de Cosmópolis está ‘representando nossa quebrada…’ entende? Eu acho isso legal”, alega Marcus que diz estar recebendo um carinho especial de moradores de Cosmópolis.

Além de representar Cosmópolis, Marcus diz ter o intuito de trazer uma boa imagem da cidade em um cenário nacional. “Que eu possa mudar um pouco a cultura de nossa cidade… E que o prefeito, as autoridades tenham noção de que investir em cultura, valorizar a arte, é uma forma de educação”, finaliza o dançarino.

A previsão da próxima fase da competição, de acordo com Marcus, será em julho. Marcus e Maria Joana receberam as notas máximas dos jurados técnicos e do corpo de artistas da TV Globo no último domingo no gênero do Rock, quando dançaram ‘Tutti Frutti‘, do cantor norte americano Little Richard.

Imagens: Assessoria de Imprensa da TV Globo/Redes Sociais de Marcus

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI  e envie para o Portal Cosmopolense

 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.