08/03/2021

Marco Vinholi critica prefeitos que não aderem a fase vermelha

Secretário se dirige à prefeitos que não atendem a fase vermelha como ‘negacionistas’

Imagem: Lailson Nascimento


Da redação

Ao citar cidades que não respeitaram a fase vermelha do Plano São Paulo de enfrentamento ao coronavírus, o Secretário Estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, se dirigiu aos prefeitos como ‘negacionistas’ e disse que “[O prefeito precisará escolher] se vai seguir regras sanitárias e investir em Saúde ou se vai investir em caixão e depois ter de consolar as famílias da cidade”. Esta entrevista foi concedida pelo secretário ao jornal ‘O Estado de São Paulo’.

No primeiro dia de inclusão das cidades paulistas dentro da Fase Vermelha do plano de restrições, municípios como Cosmópolis, Espirito Santo do Pinhal, Bauru, Piracicaba, São José dos Campos e Taubaté seguiram as restrições impostas pelo Governo de São Paulo de forma mais branda. Ou seja, em Cosmópolis, o comércio ficou aberto na cidade com algumas restrições estabelecidas por alguns comerciantes neste sábado (6).

Algumas destas cidades, realizaram a abertura do comércio amparados por decisões judiciais, decretos municipais ou até a flexibilização da fiscalização em estabelecimentos considerados não essenciais, que pelas regras do Governo do Estado, teriam que fechar suas portas por 15 dias.

“A imensa maioria seguiu o plano, mas em algumas prefeituras identificamos o descumprimento das regras de restrições, por meio de decretos divergentes e por não fazerem a fiscalização como deveriam”, afirmou Vinholi, ao Estadão. “Nós vamos notificar as prefeituras que não cumpriram as regras, vamos posicionar o Ministério Público, que tem agido com muita rapidez e contundência. E vamos também buscar o diálogo.”

O secretário disse que há um entendimento equivocado dos prefeitos que não aderiram a fase vermelha por conta dos números de pessoas infectadas e também de pessoas internadas para tratamento de coronavírus. Vinholi diz que estes dados não justificam aos municípios elaborarem regras próprias para enfrentamento do vírus.
“Muitos prefeitos não estão compreendendo que estamos em um estágio agudo da pandemia, que é mais forte do que tivemos anteriormente. Alguns ainda não entenderam o momento que estamos passando”, disse em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo. E reforça: “mesmo que na cidade os índices de infectados, de doentes e de vagas nos hospitais sejam um pouco melhores, não é uma regra que se possa mais ser adotada, devido à contundência dessa nova cepa do vírus”.

Neste sábado, os comércios da cidade de Cosmópolis continuaram abertos pela manhã. O secretário estadual disse que foram identificadas oito cidades que descumpriram as determinações do Estado. “Até este domingo identificamos oito prefeituras, mas amanhã (segunda-feira, 9) teremos um quadro geral.” Até o último sábado (06), o município de Cosmópolis não havia sido notificado pelo Estado.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense

 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.