14/05/2019

Maio Amarelo ganha apoio dos moradores de Cosmópolis

A intenção da campanha é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos

Da redação

Movimento Maio Amarelo tem como proposta chamar a atenção da sociedade para o índice de mortes e feridos no trânsito. A ação é universal e coordenada pelo Poder Público e a sociedade civil. O movimento busca conscientizar a sociedade sobre acidentes viários e poupar 5 milhões de vidas até 2020. Em Cosmópolis, a campanha ganhou apoio dos moradores.

A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos, órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

O especialista em gestão pública, Laerte Vasconcelos, vê a campanha como uma oportunidade para o Poder Público agir, promovendo palestras, programas de conscientização e prevenção. “É importante conscientizar a população da importância de respeitar o ser humano em todos os setores. O trânsito é um perigo pra quem não respeita regras básicas de convivência. Em um momento de tanta discussão pela liberação de posse e porte de armas, muitas pessoas transformam seus veículos em verdadeiras armas e causam problemas que poderiam ser evitados com cuidado e respeito. Ao poder público cabe agir em educação e prevenção e não apenas em punição”, sugere.

Em abril deste ano (2019), um acidente deixou um morto na rodovia João Hermam (SP-133), sentido Limeira/Cosmópolis. A colisão frontal envolveu uma moto CG150 vermelha, com placa de Artur Nogueira (SP), e um automóvel Palio branco, de Americana (SP).

A bióloga e recreadora, Luma Klingohr, acredita que um mês dedicado ao assunto é um caminho para que motoristas e pedestres reflitam a cerca da importância de um trânsito seguro. “Campanhas como essa, são muito importantes para conscientizar as pessoas quanto aos riscos que uma direção insegura pode trazer. Vemos hoje em dia muitos motoristas imprudentes e que não respeitam as leis de trânsito, assim como não respeitam pedestres e outros veículos, porém com essas campanhas é possível mostrar os riscos e as consequências de atos imprudentes, fazendo com que todos pensem e ajam com mais respeito. Respeito aos outros e a própria vida”, conclui.

Para prevenir tragédias, a campanha aborda o assunto com base em um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas. O mês de maio foi escolhido por ter sido o mês em que a resolução da ONU foi publicada, em 11 de maio de 2011. Já a cor amarela simboliza atenção e advertência. Neste ano, 27 países, 423 municípios e 1.425 empresas já apoiam a campanha.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.