07/05/2022

Lei que institui a Rua do Grau em Cosmópolis é oficializada

Após aprovação, se torna Lei e a Rua do Grau servirá para prática de uma nova modalidade esportiva em Cosmópolis

Da redação

A ‘Rua do Grau’ era um Projeto de Lei do vereador Adriano França que pedia ao Poder Executivo Municipal pata que se destinasse um espaço para a prática de manobras com motocicletas, o “wheeling” (prática de empinar motocicletas). Agora, após aprovação, se torna Lei e a Rua do Grau servirá para prática de uma nova modalidade esportiva em Cosmópolis.

A Lei nº 4.285 de 27 de abril de 2022 que cria a “Rua do Grau” destina-se ao incentivo a prática de “Wheeling”, uma nova modalidade esportiva que se baseia no controle e equilíbrio da moto. Diferente do motocross, onde o intuito são os saltos, ele tem como objetivo manobras cada vez mais perfeitas, sempre com um certo grau de dificuldade.

A Rua do Grau vem do termo “dar grau na moto” que significa desviar de um obstáculo bruscamente ou fazer uma curva com a moto inclinada usando apenas o peso do corpo para fazer o zigue-zague. O nome da manobra “whelie”, que significa empinar é a que deu origem a modalidade. Com surgimento nos Estados Unidos na década de 70 vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil que acorreu na década de 90.

De acordo com a lei o Poder Executivo Municipal deve destinar um espaço para a prática de manobras com motocicletas, o “wheeling” como diz o artigo 4º.

“As práticas esportivas desenvolvidas nesses espaços ficam a critério da secretaria competente que deve destinar vias com pavimento asfáltico para a prática preferencialmente nos finais de semana, sendo ofertados de forma que achar conveniente”

A lei também coloca critérios de segurança ao Poder Executivo que deve se atentar às legislações específicas sobre o tema, como o Código de Trânsito Brasileiro, o Plano Diretor e o Código de Posturas Municipal, no momento da destinação da via para a atividade, respeitando as legislações ambientais e para os adeptos ao esporte deve comprovar o uso de equipamentos de segurança, além do Imposto sobre a Propriedade de Veiculos Automotores (IPVA) comprovadamente em dia e necessários à prática do esporte.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Cosmopolense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.