14/07/2021

Julho tem 50 registros de incêndios em Cosmópolis

Diretor orienta os cuidados em períodos de estiagem

 
Da redação

Desde o início do mês de julho, a cidade de Cosmópolis já registrou 50 incêndios, em matas, lixo e resíduos e residência. A informação foi confirmada pela Defesa Civil da cidade que atendeu a todas estas ocorrências ainda nestes poucos dias do mês.

De acordo com o diretor da Defesa Civil, GM Reginaldo Risonho, os meses de estiagem, com baixa frequência de precipitações, são os mais favoráveis a ocorrerem incêndios. Certo que os incêndios em matas e matagal são provocados; e ao contrário do que muitos pensam, não existe combustão espontânea nestes locais.

Para se ter uma ideia da gravidade do problema, com informações passadas pelo órgão municipal no dia 13 de julho, até esta data 33 incêndios foram controlados pela Defesa Civil em áreas de vegetação, como pastagens e outros tipos de matagal.
Em áreas de matas, ou seja, resquícios de florestas ou áreas de preservação, o número de ocorrências registradas foram de 7 neste período.

Um dos casos que o diretor também destacou, foi o de fogo em lixo e resíduos. Neste período de 13 dias, foram contabilizados 6 casos. Este tipo de material, o seu descarte, também é crime ambiental.

Já casos que são menos frequentes, porém também com muita gravidade, são os de incêndios à residências e a veículos. Ambos contabilizam, juntos, quatro. Neste final de semana, em Cosmópolis, um veículo e uma residência sofreram com incêndios. Nenhum dos casos registraram feridos, porém o prejuízo foi grande aos proprietários do imóvel e do automóvel.

“Agora, neste período de inverno e estiagem, a baixa umidade relativa do ar, [incêndios] causam problemas respiratórios com a fumaça. A população tem que ter consciência que o lixo não pode ser jogado e incendiado”, alerta o diretor.

Para a questão de matagal, o diretor orienta a roçagem da área. Nunca a colocação de fogo para eliminar o problema. “Isso causa outros problemas, né?”, finaliza.

……………………………………..

Tem uma sugestão de entrevista? Clique aqui e envie para o Portal Cosmopolense

 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.