01/03/2019

“Índices criminais têm queda em Cosmópolis”, diz Polícia Militar

Com dados comparativos de 2017 e 2018, a PM mostra queda nos números criminais; único que não mudou foi homicídio doloso, com seis casos em cada ano

Henrique Oliveira

A Terceira Companhia da Polícia Militar de Cosmópolis apresentou os índices criminais do ano de 2018 em sua Audiência Pública realizada na Câmara Municipal de Cosmópolis no último dia 27. Segundo o Capitão PM Júlio César, comandante da Terceira Companhia (que abrange também as cidades de Engenheiro Coelho e Artur Nogueira), os números de furtos e roubos de veículos e roubos à transeuntes caíram no ano de 2018 em comparação à 2017. O único índice que se manteve foi o de homicídio doloso: seis casos em 2017 e seis casos em 2018.

O capitão lembra que a maioria dos casos de homicídios dolosos estão relacionados ou a ligação com tráfico de drogas ou com relações conjugais. Por isso, como disse o oficial, a PM de Cosmópolis intensifica seu trabalho na retirada de armas de fogo ilegais de circulação.

Roubos de veículos

Em 2017, que serve de parâmetro para comparação, a Polícia Militar informou que foram registrados 117 casos. Já em 2018, o índice caiu pela metade, 56 casos.

Furto de Veículos

No ano de 2017, 177 casos de furtos de veículos foram registrados em Cosmópolis. Em 2018, 128 casos foram registrados no município. O capitão alertou sobre o índice de furto de veículos, já que, segundo ele, a demora na comunicação do furto aliado à falta de informações sobre o criminoso, é um fator negativo na resolução do crime.

Roubos à transeuntes e outras situações

Os casos de roubos à residências, transeuntes e outros diminuíram em mais de 100 casos entre 2017 e 2018. No ano de 2017, foram registrados 292 casos. Já no ano de 2018, 179 casos foram contabilizados pela Polícia Militar.

O capitão da Polícia Militar, agradeceu a colaboração da Guarda Municipal de Cosmópolis na melhora dos índices de criminalidade do município e ao Conselho de Segurança de Cosmópolis (Conseg) e aos policiais militares de todos os setores da Terceira Companhia sediada em Cosmópolis.

Comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar do Interior, Major PM Rédua, disse que o fator preponderante para a queda dos números é o cumprimento de metas estabelecidas pela polícia. As equipes do serviço operacional, o serviço de patrulhamento, está fazendo um trabalho cada vez mais voltado para o cidadão (…) Nós temos trabalhado com instrução, treinamentos, nessa parte operacional, procura-se valorizar os bons policiais. O time aqui em Cosmópolis é muito bom, temos policiais muito empenhados e isso têm ajudado muito o trabalho para se chegar nestes resultados, argumenta o Major.
……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.