04/09/2020

Incêndios atingem matas e canaviais em Cosmópolis

Bombeiros e membros da Defesa Civil trabalharam no combate aos incêndios

Henrique Oliveira

Muita fumaça e destruição. Assim foi esta quinta-feira (03) em Cosmópolis após dois grandes incêndios atingirem canaviais e matas em torno de rios da cidade. Um dos incêndios atingiu a mata ciliar do rio Pirapitingui, mais precisamente próximo ao ‘Paredão’.

Outro incêndio aconteceu em uma área rural entre a rodovia João Hermann (SP-133) – que liga Cosmópolis à Limeira – até próximo aos bairros Jardim Santana e Nosso Teto.

O primeiro caso aconteceu próximo a barragem da represa do rio Pirapitingui, no local mais conhecido como ‘canal’. Toda a mata ciliar em torno do Paredão, assim como em uma considerável extensão do rio Pirapitingui foi atingido pelas chamas.

Ainda neste local, em volta da represa, o fogo também consumiu boa parte do canavial no lado oposto a Estação de Tratamento de Água de Cosmópolis. No local, caminhões da brigada de incêndio da usina de álcool e açúcar, carros auto-bomba do Corpo de Bombeiros de Paulínia (SP), da Defesa Civil de Cosmópolis e de Artur Nogueira auxiliaram no combate às chamas.

O outro caso aparentemente teve início às margens da SP-133. De acordo com Reginaldo Risonho, diretor da Defesa Civil de Cosmópolis, o fogo teve início próximo à rodovia e consumiu uma área muito grande de mata e de canavial.

“Nós tentamos fazer o possível para salvar a mata ciliar, mas não deu para salvar tudo. Mas queimou uma parte muito grande”, diz Reginaldo que contou com a colaboração do Corpo de Bombeiros de Paulínia.


A fumaça era possível ser visualizada a partir de diversas partes da cidade e até de outras, como é o caso de Artur Nogueira.
Em um vídeo com imagens aéreas feitas por um drone, é possível ver a dimensão do estrago do fogo em canaviais e em matas ciliares e em reservas em meio à áreas agrícolas. Veja aqui.

De acordo com a Defesa Civil de Cosmópolis, os incêndios podem ter origem criminosa, pois há indícios de pessoas que estivessem colocando fogo em palha de cana de açúcar nos canaviais de uma usina da cidade.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.