02/09/2020

Imagens mostram baixo nível da represa de Cosmópolis

DAE diz que mesmo com este cenário, não é necessário tomar medidas emergenciais


Henrique Oliveira

Quem conhece a represa de Cosmópolis sabe quando o nível da água está baixo. Após uma época sem chuvas fortes e concisas, bancos de areia e a margem da represa do Rio Pirapitingui ficam a mostra, e até locais que antes ficavam submersos já são mais fáceis de serem visualizados.

Um grupo de cosmopolenses visitou a margem da represa e puderam retratar, por meio de fotos, a situação da represa que abastece Cosmópolis.

Ruy Pedroso é fotógrafo e registrou as imagens abaixo mostrando as margens da represa no último domingo (30).
O fotógrafo e outros três amigos costumam fazer estes passeios por diversos lugares da cidade. E neste último domingo, puderam registrar – pelas lentes de sua câmera – a situação da represa.

“Nessa caminhada podemos notar que a vegetação está muito seca devido às faltas de chuvas que é própria da estação do ano. As águas da represa estão bem baixas como dá pra ver nas fotos pois a maré está bem baixa é possível ver claramente, principalmente pelas árvores secas e caídas ao longo do caminho”, retrata Ruy.


Além da represa, outro fato preocupante é a falta de água na queda da barragem que é mais conhecido em Cosmópolis como ‘Paredão’.

Em fotos mais antigas, é possível ver a vazão de água que passava por cima da grande parede que fica próximo a uma usina de álcool e açúcar do município.

Agora, as pedras que costumeiramente ficavam embaixo d´água, ficaram aparentes e se tornou um convite às muitas pessoas por ali ficarem apreciando a paisagem.

O fotógrafo também disse que na barragem a vazão está muito baixa.
“O paredão também está bem seco. A água não está transbordando. A comporta está aberta com pouca vazão de águas; o que nos chocou foi que em todo o percurso que fizemos além das matas secas e as águas bem baixas foram a quantidade de lixo que os tais ‘seres humanos’ deixaram lá”, alega Ruy falando também da quantidade de lixo nestes locais.


O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Cosmópolis, órgão que administra a captação da água da represa, informou que mesmo com este cenário, a represa ainda mantém 65% da sua capacidade.

Ainda, o órgão público diz que com este nível não é necessária medidas emergenciais, mas que não se desperdice água.
“O Departamento de Água e Esgoto de Cosmópolis informa que o nível da represa está com 65% de sua capacidade. O mês de agosto é considerado um dos meses mais secos do ano. Aliado à falta de chuvas temos um ligeiro aumento do consumo por causa da pandemia e consequente quarentena. O DAE monitora diariamente o nível do manancial e, por enquanto, não há necessidade de medidas emergenciais. O DAE recomenda ainda que não haja desperdício de água”, diz a nota do DAE.

Imagens: Ruy Pedroso

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.