12/03/2019

Hospital de Cosmópolis atenderá “Corujão da Saúde”

Programa oferece exames de mamografia, ultrassonografia e endoscopia

Letícia Leme

O governador João Dória (PSDB), juntamente com o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira, anunciou os hospitais que serão credenciados pela versão estadual do “Corujão da Saúde”. O hospital Santa Casa da Misericórdia de Cosmópolis integrou a lista.

O programa visa agilizar o diagnóstico e tratamento de pacientes que aguardam exames na rede pública de saúde. Para tanto, serão oferecidos exames de mamografia, ultrassonografia e endoscopia. Além da Santa Casa, também serão beneficiados oito hospitais da Grande São Paulo, sete de Campinas – sendo que a Santa casa compõe a oitava – e oito do Vale do Paraíba.

“O princípio básico do programa é que aconteça em horários que tenha menos demanda nas salas de exames dos hospitais que fazem parte do ‘Corujão’, privados e públicos. Você tem a disponibilidade das salas de exames e de técnicos e são exames que levam de 10 a 15 minutos no máximo”, destacou Dória, em nota.

O que é o Corujão da Saúde?

O Corujão da Saúde é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde, a fim de atender os pacientes que se encontram – em grande escala – na fila de espera para realizar exames como mamografia, endoscopia e ultrassonografia.

O horário de atendimentos desses exames deverão acontecer entre às 18h e 0h, em períodos “que tenham menos demanda”, assim como informou João Dória (PSDB). Para efetuar o agendamento, será necessário um encaminhamento de um profissional do Sistema Único de Saúde (SUS).

João Dória (PSDB) durante a divulgação da versão estadual do “Corujão da Saúde” / Reprodução

No entanto, a data e horário serão comunicados pela Central de Regulamentação e Ofertas de Serviços de Saúde (Cross), de acordo com a disponibilidade do hospital em questão.

Segundo explicou o secretário José Henrique, o programa busca aprimorar a saúde pública do Estado. “Com a otimização da rede própria e com as parcerias com serviços privados, garantimos a detecção precoce de doenças e o acesso aos procedimentos diagnósticos e terapêuticos, com foco no atendimento ágil e de qualidade”, afirma.

Ao todo, uma demanda de 155.243 de exames deverão ser realizados em um prazo de 60 dias, conforme divulgou a Secretaria. Sendo 50.627 na grande São Paulo, 73.138 na região de Campinas e 31.478 no Vale do Paraíba.

……………………………………..

Tem uma sugestão de entrevista? Clique aqui e envie para o Portal Cosmopolense


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.