12/10/2024

Heloísa Barrozo lança novo livro em Cosmópolis: “Colagens, Rabiscos e Poesia”

Livro foi lançado no dia 21 de setembro

Heloísa também é autora da obra ‘Nitidez pelo trinco – resquícios da Pauliceia em um único ato’ (FOTO: Júlio Assiz)

Da redação

A escritora e arte-educadora Heloísa Barrozo de Assiz apresentou sua nova obra, “Colagens, Rabiscos e Poesia – Como o espinho da flor, que faz o dedo sangrar”, em um evento realizado no Nonno Vitorio, no dia 21 de setembro. O livro, que combina poesia com arte visual, explora temas sociais, culturais e introspectivos por meio de uma fusão entre palavras e imagens.

A obra propõe uma experiência sensorial ao leitor, mesclando colagens e rabiscos que dialogam com os poemas. “Este livro é uma obra poética em que as imagens artísticas conversam com os poemas, trazendo à tona discussões políticas, sociais, culturais e introspectivas”, afirma Heloisa. A proposta é envolver o público em reflexões profundas, onde a combinação de linguagens visuais e poéticas cria um mosaico artístico único.

Segundo a autora, o processo de criação foi um desafio, especialmente pela necessidade de integrar as duas formas de expressão. “Foi um processo diferente do que eu estava acostumada. As imagens e os poemas precisavam conversar entre si, o que tornou a criação desafiadora”, explicou. Essa combinação inusitada teve origem em uma experiência como professora de arte, quando Heloisa começou a explorar colagens para inspirar suas criações literárias.

Lançamento do livro aconteceu no dia 21 de setembro (FOTO: Júlio Assiz)

Início na escrita: um caminho traçado na infância

Heloisa, 39 anos, que além de escritora é psicanalista, pós-graduada em Criminologia e Psicodrama, e também atriz, sempre teve a escrita como parte essencial de sua vida. “Escrevo desde que me entendo por gente, com 7, 8 anos, já dizia que seria escritora quando crescesse”, relembra. Sua primeira publicação foi “Nitidez pelo trinco – resquícios da Pauliceia em um único ato”, lançado em 2021. Para Heloísa, a arte, seja na escrita, nas artes visuais ou no teatro, é sua maneira de expressar e se conectar com o mundo. “A arte me faz sentir viva”, declarou.

Desafios na publicação e parcerias

O caminho até a publicação de “Colagens, Rabiscos e Poesia” não foi fácil. Iniciado em 2015, o projeto passou por momentos de incerteza, especialmente por questões financeiras. “Este é um projeto caro. O livro é em A4, capa dura e colorido”, conta Heloísa, que conseguiu viabilizar a obra por meio do Edital Paulo Gustavo. Além disso, o projeto conta com um diferencial de acessibilidade, já que as imagens possuem audiodescrição e os poemas foram gravados.

A escritora também ressalta a importância das parcerias para a concretização da obra, destacando o apoio de amigos, familiares e colaboradores no evento de lançamento. “Meu evento mesmo, foi construído em conjunto, a Aline fez a arte; o Rodrigo, o Paulo e toda a equipe do Nonno Vitório foram incríveis cedendo o espaço e me ajudando em cada detalhe; minha amiga Thaís Nomoto me presenteou com flores para decoração e com várias ideias; Wesley, Matheus, Débora e Cadu Moreira encantarem a todos com as músicas escolhidas a dedo, e também me ajudaram na montagem do evento”, expõe Heloísa.

Ela ainda destaca o apoio de sua família, com o pai a acompanhando até Cotia para buscar os livros, e a mãe presente em cada fase do projeto, inclusive ajudando nas oficinas. Ela também acrescenta a participação de outras pessoas: “Lara, minha irmã na saga da escolha do look do evento comigo minha assistente mirim, Alice, minha sobrinha, que quis estar na montagem do evento, toda assessoria profissional e pessoal também da meu irmão, Henrique, da minha cunhada, Thainá, e do Bentinho, meu sobrinho; Matheus e o pessoal da cultura com o pedestal, a equipe do Presuntinho TV e a Carol Albamonte cobrindo o evento; o Thi que aos 45 do segundo tempo assumiu a venda dos livros, meus amigos que se deslocaram de várias cidades diferentes para estarem aqui”.

“Colagens, Rabiscos e Poesia” conta com 300 exemplares lançados (FOTO: Júlio Assiz)

Planos para o futuro

Com 300 exemplares lançados, Heloísa pretende continuar divulgando seu novo livro e participar de novos editais. “Já tenho meio que pronto o Volume II deste projeto, que traz colagens e poemas em formato paisagem”, adiantou. Além disso, a escritora planeja realizar mais oficinas para compartilhar sua experiência e expandir seu público.

Vida acadêmica e formação artística

Heloísa é formada pelo Instituto de Artes da UNESP, ela também realizou intercâmbio pela Universidade de Santiago de Compostela (USC), na Espanha.

Wesley, Débora e Matheus, trio que cantou no evento (FOTO: Júlio Assiz)

Evento foi realizado no Nonno Vitório, dia 21 de setembro (FOTO: Júlio Assiz)

………………………………………………………….

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.