28/05/2021

Há um ano, Cosmópolis registrava primeira morte por coronavírus

Mês de agosto o número de infectados foi grande; mortes somam 80 só em 2021


Henrique Oliveira

Há um ano – no dia 28 de maio de 2020 – Cosmópolis registrava sua primeira morte por coronavírus no início da pandemia.
Aquilo que parecia distante da cidade, alarmou a população pelas redes sociais, e a conversa entre pessoas – mesmo com o novo acessório no rosto – foi a morte do primeiro morador da cidade.
O triste anúncio veio pelo então Prefeito, José Pivatto (PTB), fez um vídeo onde informou, por meio das redes sociais, que um homem de 85 anos seria a primeira vítima do coronavírus na cidade.

GM aposentado, Sólon Leandro, foi uma das vítimas do coronavírus em agosto de 2020

As notícias corriam que as pessoas mais suscetíveis ao vírus eram os idosos. Notícias da Itália, por exemplo, mostrava a taxa de letalidade no continente europeu maior contra os idosos. Ainda mais quando a pessoa teria comorbidades respiratórias ou de gravidade.

Porém o número de pessoas que estavam falecendo por decorrência das complicações causadas pelo vírus, deixavam ainda mais aterrorizados quando o número de infectados seguia um ritmo ainda maior.

O GM aposentado, Sólon Leandro, morreu vítima de covid-19 em agosto de 2020

A  sensação da piora da situação foi maior quando uma empresa da cidade realizou a testagem em massa de seus funcionários. Tema de reportagem em vários veículos de imprensa, o número de pessoas infectadas começou a crescer e assim, em paralelo, as mortes.

O mês de agosto, ainda próximo do mês de maio, onde Cosmópolis registrou o primeiro caso de óbito, agosto foi um mês onde os casos de pessoas infectadas subiram. Os Boletins de Monitoramento, expedidos diariamente pela Comissão de Enfrentamento e Prevenção ao Coronavírus, dava o termômetro acusando em poucos dias mais de 100 casos de coronavírus.


Nesta segunda onda da pandemia, a partir de janeiro deste ano, Cosmópolis vem registrando uma aceleração no número de infectados e de mortes pela doença.

Em 30 de dezembro de 2020, Cosmópolis registrava 56 mortes por coronavírus. Desde o início deste ano, a cidade somam outras 80 mortes.
Hoje, aqueles que eram considerados grupos de risco podem, e muitos foram, imunizados. Assim, a faixa etária dos que padecem diminuiu, sendo que a cidade registrou óbitos de pessoas a partir de 30 anos de idade.

Desde o início da pandemia, Cosmópolis registrou 136 mortes de pessoas por coronavírus de acordo com a última atualização do Boletim de Monitoramento da cidade (27 de maio de 2021).

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Cosmopolense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.