05/06/2020

Guarda Municipal realiza orientação sobre a abertura do comércio de Cosmópolis

Comerciantes assinaram um termo de compromisso para assumir suas responsabilidades com os clientes


Da redação

Com um grande efetivo nas ruas, a Guarda Municipal de Cosmópolis realizou a orientação do novo decreto aos comerciantes da região central da cidade na manhã desta sexta-feira (05). O decreto visa flexibilizar a abertura dos comércios da cidade a partir da próxima segunda-feira (08).

Com o decreto em mãos, muitos guardas municipais entraram de comércio em comércio para explicar o novo decreto e também colher o preenchimento do termo de compromisso com os comerciantes de que eles estão cientes das determinações impostas pela Prefeitura Municipal contidas no decreto 5.480/2020.

De acordo com o decreto municipal, prédios comerciais que tem sua metragem a partir de 150 metros quadrados, terão que medir a temperatura de cada cliente que adentrar em sua loja a partir de segunda-feira. Além de disponibilizar álcool em gel e obrigar o uso de máscaras pelos clientes e também pelos funcionários.

O comerciante também deve ficar atento à dois itens: a limpeza dos ambientes, de sistemas de condicionamento de ar e evitar aglomeração de pessoas no estabelecimento comercial.
José Júlio dos Santos é comerciante no ramo de óticas e diz que as medidas podem ajudar na economia do município e concorda com as determinações do novo decreto.
“Acho importante. Em óticas é obrigatório o álcool em gel e estas medidas de segurança a gente já pratica faz tempo”, diz Júlio.

Karla Ferrari tem uma grande loja de vestuário e calçados. Segundo o novo decreto, por conta do tamanho de sua loja ela terá que utilizar o sistema de monitoramento de temperatura corporal para seus clientes.
“É necessário. Pra proteção dos funcionários e de toda a população. Nós temos que fazer isso”, alega a comerciante.

A respeito da abertura gradual do comércio, Karla diz que isso melhorará a economia e que durante todo período de quarentena, por mais que trabalhou com vendas online e consignado, teve uma queda de vendas na casa dos 50%.
“Nós trabalhamos um pouco online, consignado… nós não paramos totalmente. Mas nós tivemos um prejuízo de 50%. Temos muitas despesas, e isso não para durante a quarentena. Mas se for pra saúde, para tudo passar, estamos contentes”, finaliza a comerciante.

Também durante esta ação na região central da cidade, os Guardas Municipais também orientaram pedestres que estavam nas ruas sem o uso de máscaras. Alguns deles foram orientados à voltarem para casa, colocarem máscaras e realizar o que necessitava nas ruas.

……………………………………..

Tem uma sugestão de entrevista? Clique aqui e envie para o Portal Cosmopolense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.