08/03/2021

Guarda Municipal de Cosmópolis tem concessão de porte de arma suspensa pela PF

TJ expediu uma licença para que os GM´s continuem a trabalhar armados; desde 2017 a Guarda Municipal não realizava treinamentos para concessão


Da redação

A Guarda Municipal de Cosmópolis tem a concessão de porte de arma de fogo suspensa pela Polícia Federal. A informação foi confirmada pela Prefeitura de Cosmópolis, através de uma postagem na página oficial na tarde desta segunda-feira (08). Para continuar o patrulhamento, os GM´s conseguiram uma licença expedida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo e assim continuam a utilização das armas.

A Secretaria de Segurança Pública e Trânsito informou que a Guarda Municipal de Cosmópolis possui um Acordo com Cooperação Técnica com a Polícia Federal. Esta concessão é  quem dá o porte de armas aos agentes municipais de segurança pública. A secretaria ainda informou que em setembro e novembro de 2020, a Polícia Federal realizou a fiscalização, cumprindo os termos de acordo. Nisso, a PF constatou que haviam irregularidades, dentre elas, ausência de cursos de capacidade técnica e ausência de arquivamento de laudos e certidões.

No início da nova administração, em janeiro de 2020, o Prefeito Junior Felisbino (PP), assim como o Secretário Municipal de Segurança Pública e Trânsito, Sesã Fontana, comentou sobre este caso. Na época, o Chefe do Executivo, disse que que todas estas irregularidades seriam sanadas – dizendo que os cursos estavam atrasados desde 2017, na gestão do então prefeito José Pivatto (PTB).

“Na data de hoje (08), já está sendo protocolado junto ao departamento competente da PF um pedido de reconsideração, instruído com todas as providências tomadas até o momento. Também está sendo instaurada sindicância para apurar eventuais responsabilidades”, diz trecho da nota.

Para que os GM´s continuem trabalhando, Sesã informou que a Guarda Municipal possui uma licença expedida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo – Comarca de Cosmópolis – que autoriza o porte de armas aos guardas.

Para que a concessão com a Polícia Federal seja renovada, A Secretaria diz estar realizando mutirão para emissão da documentação dos guardas que não estavam arquivados. Munições e alvos para aulas também foram comprados além da parceria com a Guarda Municipal de Paulínia (SP), que cedeu o estande de tiros para provas e cursos.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.