13/04/2022

Guarda Municipal Cintia Lorena é homenageada pela apreensão de 804 quilos de maconha

Além da corporação cosmopolense, atua na formação de agentes em diversas cidades da região

Da redação

Na última sessão de vereadores da Câmara Municipal de Cosmópolis a Guarda Municipal de Cosmópolis Cintia Lorena Meire Dias foi homenageada pela apreensão de 804 quilos de maconha. A moção foi entregue pela vereadora Cristiane Paes (PT) na noite de segunda-feira (10).

Veja na íntegra a justificativa da parlamentar para a agente de segurança pública:

“Trabalhar com a segurança pública não é tarefa simples. Defender a população da criminalidade exige não apenas coragem, perspicácia e força de vontade. Garantir que as pessoas tenham vidas mais seguras dentro e fora de suas casas exige também que a dedicação no trabalho de proteger e servir vá além do mero exercício da profissão.

No último 30 de março, a policial feminina da Guarda Municipal de Cosmópolis, Cintia Lorena Meira Dias, demonstrou tudo isso mesmo estando de folga. Seu instinto de estar sempre alerta para oferecer seu melhor pela segurança pública levou à apreensão de 804 quilos de maconha e à prisão de dois homens sem que fosse preciso dar um tiro sequer.

Ao retornar para casa onde mora na cidade de Monte Mor, após um dia de treinamento em Valinhos, Cintia Lorena foi à padaria e percebeu um caminhão diferente estacionado no bairro. Ao retornar para casa, viu dois homens com atitudes suspeitas e a agente decidiu monitorar, desconfiando se tratar de carga roubada. Após algum tempo, dois carros, ambos com dois homens, se aproximaram do local e ela decidiu chamar a Guarda de Monte Mor para averiguar a movimentação estranha.

Ao avistar uma vizinha passando pelo local, ligou para a mulher e pediu que anotasse as placas dos carros. Quando as viaturas da GM chegaram e abordaram os homens no caminhão, Cintia Lorena manteve o monitoramento à distância, conseguindo passar informações sobre os veículos menores às equipes. Um carro conseguiu despistar e fugir. Mas o outro foi abandonado com seis caixas de maconha. A informação é de que os quatro homens nos carros faziam a escolta do caminhão usando armas longas, tais como metralhadoras e fuzis.

Naquela noite, a Guarda Municipal Feminina de Cosmópolis, Cintia Lorena Meira Dias, tirou das ruas de toda a região quase uma tonelada de drogas. Sua inteligência aguçada, calma diante da situação e a coragem das equipes na ação desmantelaram um esquema de criminalidade que certamente levaria insegurança, violência e os mais variados tipos de vulnerabilidade social para dentro de escolas e lares das nossas cidades.

Aos 41 anos de idade, dividindo-se entre Cosmópolis e a cidade de Monte Mor, onde tem residência fixa, Cintia Lorena é GMF 3ª Classe da Guarda Municipal de Cosmópolis, corporação na qual completa três anos no mês de agosto. Prestes a concluir a graduação em Gestão Pública, com extensão em educação e prevenção à violência doméstica, tem formação para capacitar agentes de segurança pública sobre o tema e coordena este curso na GM de Cosmópolis.

Além da corporação cosmopolense, atua na formação de agentes em diversas cidades da região. Apaixonada pelo que faz, acredita que a segurança pública faz parte de sua obrigação pessoal, mas também é dever de todos os cidadãos. E, neste sentido, pretende realizar projetos com crianças em Cosmópolis com temas que trabalham assuntos como bullying, pedofilia, discriminação sobre gênero, drogas lícitas e ilícitas.

Como é bom contar com alguém como você nas ruas de Cosmópolis, Cintia. Como é bom saber de toda a sua dedicação profissional e empenho pessoal com a segurança pública por onde passa. Desejamos que seu exemplo seja inspiração não só para quem tem o privilégio de trabalhar com você, mas para todos que desejam cidades mais seguras, justas e igualitárias! Obrigada por tanto.”

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Cosmopolense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.