15/11/2024

Grupo de teatro de Cosmópolis apresenta curtas-metragens neste fim de semana

Companhia teatral Abrakortina teve dois projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo e exibirá os filmes gratuitamente no Auditório XV de Outubro, na Escola Paulo Freire

O grupo Abrakortina: companhia Cosmopolense existe desde 2019 e teve dois projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo – Imagem: AS3 FOTOGRAFIA/BRUNA GRASSI

Da redação

A companhia cosmopolense de teatro Abrakortina realizará, em uma mostra audiovisual, a exibição de dois curtas-metragens produzidos pelo grupo, nos dias 16 e 17 de novembro. As sessões da mostra acontecem às 16h30 e às 19h, durante o fim de semana, no Auditório XV de Outubro, na Escola Paulo Freire, em Cosmópolis.

Recentemente, o grupo foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo de incentivo à cultura, que viabilizou a realização dos projetos “Expectativas” e “Além do som”. Além dos curtas, as duas noites também terão a exibição do documentário “Família Marson: do Campo à Cidade Universo”, produzido por Renata Marraschi, também contemplado pela Lei Paulo Gustavo.

No curta-metragem “Expectativas”, a história é sobre uma família de artistas que luta para conciliar as dificuldades financeiras com a paixão pela arte. Quando o filho revela que deseja seguir uma carreira diferente do rumo artístico que os pais tomaram, a família passa a ter de lidar com o desencontro de expectativas causado pela escolha do filho.

Em “Além do som”, produção de abordagem subjetiva que faz do silêncio uma personagem, trata dos desdobramentos deflagrados a partir da decisão de duas mulheres de sentarem-se para uma pausa. Segundo a sinopse do curta, a intenção foi fazer com que o silêncio da ausência de falas conduzisse o espectador, através de uma experiência mais sensorial, até “onde a solidão e a conexão coexistem em um delicado equilíbrio, que, muitas vezes, vai além do som”.

A entrada é gratuita. Em cartaz promocional, a Prefeitura de Cosmópolis divulgou que “as sessões contarão com acessibilidade, incluindo legendas no idioma original do filme”. “A opção com audiodescrição estará disponível online”, completa.

O Abrakortina, que existe desde 2019, é o único grupo ativo em Cosmópolis que já produziu e apresentou, na cidade, peças autorais e em coprodução com outros coletivos do ramo. Uma das mais recentes produções da companhia é a peça “Eu, você e os afetos em cada um de nós”.

O ator Lucas Bazotto, integrante do Abrakortina, diz que o processo de criação dos curtas foi desafiador. “Foi um desafio a mais por ser o primeiro projeto audiovisual de boa parte dos integrantes envolvidos. Nesse sentido, fiquei muito feliz com a parceria e o esforço de cada um para que os dois projetos acontecessem”.

“Espero que as pessoas possam apreciar as narrativas e que elas tenham um momento de reflexão dos temas que são abordados. Ambos os curtas estão muito presentes de forma direta ou indireta em nossas vidas”, deseja o ator.

………………………………………………………….

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.