08/06/2021

Gráficos mostram evolução de novos casos e óbitos por coronavírus em Cosmópolis

Henrique Oliveira Mesmo com os índices de isolamento dentro da média estadual, Cosmópolis registrou 42% de adesão ao isolamento social no último sábado (05) de acordo com o Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo do Estado de São Paulo. O comparativo foi feito com os dias que foram dentro do feriado prolongado  de Corpus Christi […]


Henrique Oliveira

Mesmo com os índices de isolamento dentro da média estadual, Cosmópolis registrou 42% de adesão ao isolamento social no último sábado (05) de acordo com o Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo do Estado de São Paulo. O comparativo foi feito com os dias que foram dentro do feriado prolongado  de Corpus Christi (veja Tabela abaixo).
A cidade de Cosmópolis mostrou uma evolução nos números de mortes e de contágio do coronavírus entre abril e maio de 2021. Embora o número de curados seja maior neste período, o de pessoas infectadas também evoluiu.
No domingo (06), Cosmópolis registrou uma ligeira alta de adesão ao isolamento, ficando com 46%. Porém, bem abaixo de Artur Nogueira, por exemplo, que atingiu 52%.

Isolamento Social

Com resultados desta ferramenta, Cosmópolis anda com uma taxa de isolamento que varia de acordo com os dias da semana. Por exemplo, no dia 31 de maio (segunda-feira), a cidade registrou seu pior índice de adesão ao isolamento social: 39%. Este número foi aumentando quando se aproxima o meio da semana.
O maior índice de isolamento, nesta semana, foi no dia 03 de junho (quinta-feira) quando a cidade registrou 53% de adesão ao isolamento social.
Porém os índices começam a cair quando se aproxima o final de semana: 04 de junho (sexta-feira) 45% e no dia 06 de junho (sábado), 42%.

Este índice, registrado por Cosmópolis no último sábado, não é dos menores da Região Metropolitana de Campinas (SP), sendo que Limeira registra 34%, Sumaré 36% e Campinas 39% considerando as grandes cidades.
Mas em comparação com Artur Nogueira, cuja população se aproxima da Cidade Universo, a cidade registra baixa adesão: Artur Nogueira (05 de junho) 47%.

Este monitoramento, é realizado através das operadoras de celulares em São Paulo; que repassam ao Executivo Estadual os índices de isolamento social através do sinal emitido pelos aparelhos.

Pico de casos confirmados

Ainda no dia 19 de maio, Cosmópolis ultrapassou a marca de 6 mil pessoas infectadas por coronavírus desde o início da pandemia. Em 19 dias de contagem, foram 287 novos casos de infectados por coronavírus na cidade. Certo que, no mesmo período, 339 pessoas foram curadas por coronavírus, de acordo com os Boletins de Monitoramento da Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus em Cosmópolis.


Neste gráfico, feito pelo Governo do Estado de São Paulo, de acordo com as cidades, a curva de infecção por coronavírus em Cosmópolis teve sua ascensão no final de março de 2021, onde Cosmópolis saiu de quase 3 mil casos, em números absolutos, para ultrapassar 6 mil casos.

Óbitos

Embora os dados sejam divergentes, comparando os números divulgados pela Prefeitura de Cosmópolis – que no último Boletim de Monitoramento mostra 143 óbitos por coronavírus e este gráfico abaixo, retirado do site do Governo de São Paulo mostra 148 – a curva de mortes vítima de coronavírus na cidade de Cosmópolis vêm aumentando a cada mês.

O maior pico de mortes, como mostra o gráfico, é no final de abril até o encerrar de maio de 2021 onde a curva sobe de forma desenfreada ultrapassando a marca de 100 mortes por coronavírus contando desde o início da pandemia e da primeira morte, que aconteceu em maio de 2020.

No dia 1 de maio de 2021, por exemplo, Cosmópolis registrava a triste marca de 110 vidas ceifadas por coronavírus desde o início da pandemia. Em 1 de junho, de acordo com o Boletim, Cosmópolis já registrava 137 óbitos, ou seja, em um mês a divulgação do número de mortes era de 27. Quase um registro de morte por dia em maio de 2021. Certo que a divulgação das mortes, por razões burocráticas para assegurar a causa da morte, se dê atrasada e ainda há uma média de 40 casos sob investigação.

Comparativo entre o primeiro dia de maio e o primeiro dia de junho de 2021:

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Cosmopolense.

 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.