04/08/2022

Governo de SP libera desassoreamento da represa de Cosmópolis

Serão três quilômetros de intervenção para melhor escoar a água até o sistema de captação

Em 2020, a estiagem revelou grandes bancos de areia – Imagem: Arquivo – Daniel Sokacheski


Da redação

O Governo do Estado de São Paulo liberou verba para iniciar o trabalho de desassoreamento da represa do Rio Pirapitingui, em Cosmópolis. De acordo com o prefeito Junior Felisbino (PP), já foi assinada a ordem de serviço para iniciar o trabalho na represa.

Em entrevista ao Portal Cosmopolense, o prefeito de Cosmópolis, disse que neste mês de agosto iniciam as obras de desassoreamento da represa do rio Pirapitingui. Bacia de Acumulação de água que abastece a cidade de Cosmópolis.

De acordo com o prefeito, o trabalho será de retirada de sedimentos, como terra, areia e lodo, do leito do rio Pirapitingui, para dar maior escoamento da água para o setor de captação e de tratamento do líquido no município.

“Isso é para aumentar a captação de água, e você sabe que água não é fácil. Estamos passando pelo pior período de estiagem, sem chuvas… E esta obra que o Governo do Estado fez conosco, em parceria, faremos três quilômetros de desassoreamento da represa municipal”, disse o prefeito.

Estiagem

Institutos de meteorologia apontam para uma estiagem severa para o Estado de São Paulo nestes meses de junho, julho, agosto e setembro. Não há previsão de chuvas volumosas neste período, o que preocupa quando se diz a respeito dos níveis de água das represas.

Estiagem em 2020 mostra bancos de areia e pouca água – Imagem: Henrique Oliveira/Portal ON

Em entrevista, o prefeito de Cosmópolis, pediu a população para economizar água neste período. Já a gestão, o prefeito disse que o Departamento de Água e Esgoto recuperou o reservatório do bairro Cidade Alta, na rua dos Sorocabanos. E o do Beto Spana, o prefeito diz que em breve entregará a reforma deste segundo reservatório de água.

Nos dois últimos anos, cosmopolenses puderam acompanhar a agonia da falta de água da represa. No ano de 2020, Bombas auxiliares foram colocadas mais próximas ao centro da represa do rio Pirapitingui, em Cosmópolis.

…………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Cosmopolense

 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.