27/02/2020

Gasolina ou álcool, qual a melhor opção para o planeta?

Para responder esta pergunta é necessário refletir sobre a condição ambiental da atualidade

Informe publicitário

Seu combustível está quase chegando ao fim. A luz do painel sinaliza que você precisa abastecer para que o veículo possa continuar funcionando. Ao chegar no posto mais próximo o frentista pergunta: “álcool ou gasolina? ” E aí, qual você escolhe?

Por freepik – br.freepik.com

Para responder esta pergunta é necessário refletir sobre a condição ambiental da atualidade. Por conta da exploração desenfreada do ecossistema, o planeta tem enfrentado crises que afetam a todas as pessoas. As mudanças climáticas, com episódios extremos, são um exemplo dos problemas que o aproveitamento dos recursos naturais sem sustentabilidade podem causar. O efeito estufa e o aquecimento global surgem, neste contexto, como grandes agravantes deste quadro.

O efeito estufa é um fenômeno natural que permite a vida na Terra, uma vez que cria uma “manta” composta de gases que circunda o planeta e mantém a temperatura adequada. Contudo, por consequência da emissão de gases poluentes, oriundos em grande parte pela queima de combustíveis fósseis, essa camada ficou mais grossa, dificultando a dispersão da radiação solar e provocando maior retenção de calor. Esse processo origina o aquecimento global, um fenômeno climático que, como o próprio nome infere, causa um aumento da temperatura terrestre.

Mas o que é que tudo isso tem a ver com abastecer gasolina ou álcool? Vamos lá: a gasolina tem como matéria prima o petróleo, um combustível fóssil originado pela decomposição lenta de matéria orgânica ao longo de milhares de anos. A combustão ou queima deste tipo de combustível libera gases poluentes na atmosfera, como o dióxido de carbono (CO2), o principal agente causador do aquecimento global.

O uso de etanol (álcool), por outro lado, reduz a emissão de gases de efeito estufa, que causam o aquecimento glocal, e a dependência energética dos combustíveis fósseis uma vez que é um biocombustível produzido através do processo de fermentação de açúcares. Pode-se dizer então que o etanol é uma substância renovável porque sua matéria prima é obtida através do cultivo humano. Assim, se demonstra uma alternativa eficaz, mais limpa e de valor acessível. Logo, pode-se concluir que utilizar o etanol é a melhor opção para o meio ambiente.

Observando os fatos por esta ótica, é importante refletir sobre a importância que a cana-de-açúcar, matéria prima do etanol, exerce no mercado energético nacional. O Grupo Bom Retiro, que possui uma ampla área de cultivo em Artur Nogueira e região, entende, prioriza e fomenta ações de sustentabilidade. A cana colhida nestes locais é, em sua maioria, utilizada para a produção de etanol, matéria prima do biodiesel. O etanol, por si só, é considerado um combustível limpo e seu uso é incentivado fortemente pelo governo desde meados de 2015, por meio de programas como o Plano Conjunto BNDES-Finep de Apoio à Inovação Tecnológica Industrial.

Agora, da próxima vez que o frentista fizer a fatídica pergunta, você já sabe qual a melhor resposta, tendo em vista a preservação da vida na Terra.

Sobre o Grupo Bom Retiro

Grupo Bom Retiro é uma empresa familiar de produtores de cana-de-açúcar e prestadores de serviços agrícolas. A empresa é a fornecedora da Usina Açucareira Ester S.A. desde 1958, com uma área aproximada de cultivo de 4.000 hectares entre terras próprias e arrendamentos. O grupo atua nos municípios de Artur Nogueira, Cosmópolis, Limeira, Conchal, Mogi-Mirim e Engenheiro Coelho. A fazenda do Grupo Bom Retiro está localizada na Rodovia SP 107, km 40, em Artur Nogueira. O telefone para contato é (19) 9 9848-4784. Conheça mais sobre a empresa acessando o site e curtindo a página no Facebook.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.