09/09/2020

Focos de incêndio ainda destroem vegetação e matas em Cosmópolis

Em duas semanas, 54 focos de incêndio foram registrados pela Defesa Civil em Cosmópolis


Henrique Oliveira

Nestas últimas semanas, fumaça no ar se tornou algo comum em Cosmópolis. Muitas queimadas estão sendo registradas, como uma das últimas que consumiu parte da mata ciliar próximo ao rio Pirapitingui e de fragmentos de matas, que na cidade são poucos.

Estes fragmentos de mata ficam próximos aos canaviais de uma usina de açúcar e álcool da cidade. Muitos de seus canaviais estão sendo queimados, que segundo o diretor da Defesa Civil de Cosmópolis, pode ser de origem criminosa.

Basta somente uma fagulha para que o fogo se alastre e causar destruição do meio ambiente. E para que isso ocorra de forma mais rápida há um fator determinante: a falta de chuva . Assim,  o fogo atinge estes pequenos, ou grandes fragmentos de matas.


Neste final de semana, e no feriado de sete de setembro, um incêndio de grandes proporções foi registrado e combatido pela Defesa Civil de Cosmópolis. Em uma determinada região do bairro rural Itapavussu, um canavial pegou fogo destruindo também uma região de mata, como mostram as imagens abaixo.

O incêndio, de acordo com o diretor da Defesa Civil, teve início por volta das 15h30 da última segunda-feira (7). O fogo consumiu parte da vegetação, mata ciliar do rio Jaguari e chegou próximo a um condomínio de chácaras que fica próxima à SP-332.

As chamas foram controladas por volta das 22 horas, segundo a Defesa Civil. No local, além de agentes da Defesa Civil, estavam o Corpo de Bombeiros de Paulínia (SP) e brigadistas de emergência de uma usina da cidade.


Somente a Defesa Civil de Cosmópolis registrou 54 pontos de incêndios em Cosmópolis nas últimas duas semanas.

Desmembrando por tipos de incêndios, 22 focos de incêndio foram registrados em meio à vegetação rasteira, outros 10 incêndios em materiais inertes e 20 focos de incêndio em mata, o que mais preocupa a população.

Estes dados, coletados pela Defesa Civil de Cosmópolis, foram os registrados e os combatidos pela corporação e com apoio dos Bombeiros e de brigadas de emergência.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.