17/08/2020

Fase amarela terá reabertura de bares, restaurantes e academias em Cosmópolis

Apesar do número de infectado estar crescente, Governo de São Paulo e Prefeitura abrem comércios com restrições

Da redação

Cosmópolis integra a Fase Amarela do Plano São Paulo de flexibilização da quarentena da pandemia do novo coronavírus juntamente com a Região Metropolitana de Campinas (RMC). A mudança acontece desde o dia 7 de agosto após o anúncio do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), em uma entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, na capital.

Nesta sexta-feira (14), a Prefeitura de Cosmópolis publicou no Semanário Oficial do Município a reabertura gradual dos estabelecimentos – a partir do dia 17 de agosto (segunda-feira) – que estavam fechados, ou em atendimento por delivery e drive-thru até a fase laranja do Plano São Paulo.

Portanto, restaurantes, lanchonetes e bares poderão abrir suas portas para atenderem seus clientes desde que se cumpra as recomendações do protocolo confeccionado pela Prefeitura de Cosmópolis.

No caso dos restaurantes e bares, várias recomendações foram feitas, desde a limpeza do local, o número limitado de frequentadores por mesa, a higienização de talheres e pratos e o uso de tampões acrílicos em locais onde estão expostos e manuseados os alimentos que for para venda no salão do restaurante.

Nos três tipos de estabelecimentos, lanchonetes, bares e restaurantes, a ocupação máxima do local será de 40%. Mesas devem se respeitar 2 metros de distância, uma da outra e 1,5 metro por cliente.

Disponibilizar álcool em gel, uso obrigatório de máscaras, evitar aglomerações, uso de viseiras acrílicas, luvas e máscaras pelos funcionários e cardápios digitais ou fixados na parede do estabelecimento, estão como responsabilidade do proprietário do comércio dentro das condições divulgadas pelo Executivo municipal.

Para saber mais informações sobre a abertura de bares, restaurantes e lanchonetes, clique aqui.

No caso das academias, também existem protocolos exclusivos para este tipo de comércio da cidade. Em um primeiro momento, o proprietário do estabelecimento deverá protocolar na Secretária Municipal de Saúde Comunitária uma lista dos clientes e funcionários da academia.

Assim como no caso dos estabelecimentos comerciais de alimentação, as academias também devem se comprometer a realizar a higienização de todos os ambientes do prédio, dos equipamentos de uso comum e dos sanitários.

O acesso de alunos às aulas de musculação e aeróbica, por exemplo, também devem ser limitados à 30% da capacidade da academia. Para que isso ocorra, o aluno deve agendar o uso de equipamentos de hora em hora para viabilizar o controle.

Para realizar a limpeza do ambiente num geral, o proprietário deve-se fechar a academia para alunos de 2 a 3 vezes por dia para limpeza geral, desinfecção do ambiente e dos equipamentos.

Para mais informações sobre a abertura das academias, clique aqui.

De acordo com o protocolo, as academias devem funcionar 6 horas por dia. E o horário de funcionamento do local deve ser fixado sob visibilidade informando o aluno.

Caso o descumprimento de todas estas medidas, o local poderá ser fechado previamente em uma possível fiscalização dos órgãos de saúde, sanitários e de postura do município.

O Portal Cosmopolense disponibiliza matérias explicativas para cada seguimento comercial que terá sua reabertura prevista para o próximo dia 17 de agosto. Clique aqui.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.