09/06/2023

Familiares promovem vakinha em prol de cosmopolense com doença degenerativa

Arrecadação irá custear aparelho de comunicação ocular para Ocimar Francisco da Silva, que sofre com ELA e perdeu a capacidade de falar e se movimentar

Ocimar antes e depois do diagnóstico de ELA

Da redação

O diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica (ELA) em março de 2022 trouxe dificuldades e dependência para a vida de Ocimar Francisco da Silva, de 50 anos. Essa doença rara e neurodegenerativa progressiva afeta os neurônios motores no cérebro e medula espinhal, comprometendo os movimentos das pernas, braços e até mesmo a fala, que vem se tornando cada vez mais incompreensível ao longo do tempo.

Diante dessa situação, familiares e amigos estão divulgando uma campanha de arrecadação de fundos para a compra de um notebook com capacidade de processamento para suportar um software e uma câmera de mapeamento ocular. Essa tecnologia permitirá que Ocimar se comunique por meio dos movimentos dos olhos. Além disso, também será necessário adquirir um suporte para posicionar o notebook adequadamente.

Kelli Cristina Francisco da Silva, irmã de Ocimar, explica: “Estou em contato com um profissional que instala o software, vende a câmera ocular e fornece o suporte necessário para posicionar o notebook. Ele também oferece assistência de aprendizagem tanto para o meu irmão quanto para a família, de modo que possamos nos comunicar com ele. Há cerca de 5 meses, o valor de todo o equipamento e suporte estava em torno de R$ 12.000”.

Ela ainda relata que a ideia de adquirir o notebook surgiu logo após o diagnóstico da doença, quando ela começou a acompanhar pacientes com ELA. “Eu vi que eles conseguiam se comunicar e alguns até escreveram livros usando esse aparelho. Essa ideia ficou na minha mente de que, quando meu irmão precisasse, eu faria uma campanha para tentar obter os recursos necessários. E agora, chegou o momento.”

A família está divulgando a campanha de arrecadação de fundos no valor de R$15.000,00, levando em consideração possíveis gastos adicionais ou imprevistos relacionados à aquisição do equipamento.

A iniciativa busca angariar recursos para proporcionar a Ocimar os meios necessários para se comunicar e interagir com o mundo ao seu redor, mesmo diante dos desafios impostos pela ELA. A solidariedade e apoio da comunidade são fundamentais para ajudar Ocimar a ter uma melhor qualidade de vida e se sentir conectado com seus entes queridos.

Atualmente, Ocimar, que costumava trabalhar como motorista, é completamente dependente de sua família e passa a maior parte do tempo em uma cadeira de rodas ou na cama.

O tratamento da doença envolve o uso de medicamentos para ansiedade, para dormir, além do Riluzol, que é uma medicação que retarda a progressão da doença. Kelli afirma: “Na medicina, não existe cura, mas acreditamos que Deus fará um grande milagre na vida do meu irmão.”

Diagnóstico

Em agosto de 2021, Ocimar começou a notar fraqueza em sua mão direita. Pouco tempo depois, a mão começou a ficar mais fina, e logo essa fraqueza e afinamento se espalharam por todo o braço, impedindo-o de continuar trabalhando. Diante dessa situação, o motorista buscou ajuda de um neurologista, que realizou o exame de eletroneuromiografia e diagnosticou a doença.

“Não só ele, mas toda a família ficou em choque, pois nunca tínhamos ouvido falar dessa doença. Foi e continua sendo muito triste”, desabafa a irmã de Ocimar.

Para se sustentar, Ocimar passou a morar com seus pais no bairro Vila Nova, uma mudança que se tornou necessária após o falecimento de sua esposa apenas dois meses após o diagnóstico da doença.

“Só Deus sabe o quanto é triste ver um homem que sempre foi ativo, trabalhava em dois empregos e sonhava em brincar com seus netos, agora dependendo de alguém para tudo. O que nos conforta é saber o quanto ele é querido pelas pessoas. Meu irmão sempre foi um homem muito bom, honesto e trabalhador. Espero, em nome de Jesus, conseguir o valor necessário para comprar e proporcionar a ele um pouco mais de conforto”, conclui Kelli.

Interessados em ajudar podem fazer doações através do link: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajuda-para-ocimar

……………………………………

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Cosmopolense

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Cosmopolense sem prévia autorização por escrito do Portal Cosmopolense, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.