24/11/2021

Evento na Câmara de Cosmópolis recebeu vereadora campineira vítima de racismo

Ação contou com depoimento de cosmopolenses e ressaltou a importância da população negra e não negra em eventos como estes para dar força ao movimento

 

Vinícius Affonso

Nesta terça-feira (23) a Câmara Municipal de Cosmópolis recebeu a vereadora campineira Paola Miguel (PT) em um evento que abordou o tema da Consciência Negra. A vereadora foi vítima de racismo em uma sessão da Casa de Leis de Campinas (SP) por parte de uma pessoa que estava em uma manifestação.

Paola Miguel falou sobre o crime de racismo sofrido no último dia 8; as reações legais para lutar contra a impunidade e fez questão de ouvir os relatos cosmopolenses. A vereadora ainda ressaltou a importância da população negra e não negra em eventos de conscientização para dar força ao movimento.

Foi disponibilizado no Plenário da Câmara Municipal cartazes com QR Code que dá acesso à cartilha digital ‘Tocando no Assunto – vamos falar sobre conscientização racial’, do grupo Mulheres do Brasil, coletivo de Igualdade Racial. Clique aqui para acessar a cartilha.

A vereadora Cristiane Paes (PT), quem organizou o encontro, finalizou o evento agradecendo à jovem Ana Beatriz pelo incentivo, à vereadora Paola Miguel que se disponibilizou a estar em Cosmópolis mesmo envolvida numa agenda cheia de atividades, a vereadora Eliane Lacerda (PTB) e também a cantora Danny Chris. 

Entenda o crime de racismo sofrido por Paolla Miguel

Paola Miguel (PT), vereadora de Campinas, foi vítima de racismo durante uma sessão na Câmara Municipal de Campinas.  O ataque partiu da área do público, onde estava um grupo de manifestantes com bandeiras do Brasil e de Israel e que protestavam contra a obrigatoriedade do ‘Passaporte da Vacina’ que obriga eventos e instituições à solicitarem a comprovação vacinal na cidade.

O insulto aconteceu quando a vereadora discursava na tribuna pela aprovação de um projeto de promoção da comunidade negra, em função do mês da Consciência Negra. A TV da Câmara Municipal de Campinas capturou o áudio em que uma voz feminina gritou “sua preta lixo” mais de uma vez.

Uma sindicância foi aberta pelo Presidente do Legislativo campineiro para apurar de quem partiu a ofensa. O vereador Nelson Hossri (PSD) será submetido à uma Comissão Processante (CP) para apurar sobre a conduta do vereador contra seu colega, Gustavo Petta (PCdoB) e se tem responsabilidade no inflamar do público presente no Plenário da Câmara de Campinas.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Cosmopolense

 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.