11/03/2021

ETE de Cosmópolis tratará 30% do esgoto da cidade na fase experimental

Tratar 100% do esgoto municipal, a expectativa é que seja em junho de 2022


Da redação

Foi dado início, na manhã desta quinta-feira (11), o funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Rio Jaguari – em Cosmópolis. A cerimônia aconteceu na manhã desta quinta-feira com a presença de autoridades, do Prefeito Junior Felisbino (PP), representantes da Companhia Ambiental de São Paulo (Cetesb), do Serviço de Água e Esgoto de Cosmópolis (SAE) e imprensa.
Neste primeiro momento, o Serviço de Água e Esgoto (SAE) de Cosmópolis informa, que serão tratados apenas 30% do esgoto doméstico da cidade. Esta fase é chamada de experimental.

A expectativa, para este ano, é que a estação comece a operar com 70% e até junho de 2022 se complete os 100% do esgoto tratado. Hoje, a cidade não trata nem um litro de esgoto, e todo este dejeto, proveniente das residências, é jogado in natura no Ribeirão Três Barras (Baguá) levando assim para rios maiores, como Jaguari e consequentemente na bacia do Rio Piracicaba.

A estação tem capacidade de vazão de 160 litros por segundo. E em seu tanque maior, onde se trata o esgoto, 7,5 milhões de litros de líquidos. Todo este volume, antes de ser colocado à natureza, passará por um sistema de desinfecção de bactérias por sistema de raios ultra-violeta.
De acordo com o Prefeito, em sua fala na cerimônia, esta estação pode comportar todo o esgotamento doméstico de uma cidade de 200 mil habitantes, visto que Cosmópolis ultrapassou a marca de 70 mil habitantes. Por ser modular, o sistema poderá ser expandido caso se necessite no futuro.

De acordo com a Prefeitura de Cosmópolis, as tratativas das negociações das obras se deu em 2006 entre a Prefeitura e a Petrobrás. Em 2012 houve o início das obras da estação e em 2020 foi concluída a estação elevatória de esgoto no Jardim Santana, que leva por meio de bombas o esgoto para a nova estação.
No início das obras ela custou aos cofres da estatal de petróleo R$13,5 milhões, sendo que após, foi injetado dinheiro municipal e também do consórcio Intermunicipal da Bacia dos Rios Piracicaba, Capivari e Jaguari (ARES-PCJ).

Imagens: Prefeitura de Cosmópolis


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.