27/03/2024

Estudante da rede pública de ensino é aprovado em três universidades

Cosmopolense garantiu vaga em instituições federais e estaduais. Ele escolheu cursar Engenharia Mecânica na Universidade Federal de Itajubá (Unifei), em Minas Gerais

Thomas escolheu sua graduação após estudos no Colégio Técnico de Limeira (COTIL) (FOTO: Arquivo Pessoal)

Da redação

Thomas Samuel Morais Martins, de 18 anos, fez da internet sua maior aliada na busca pelo sonho de ingressar em uma universidade de excelência. Determinado, dedicou-se integralmente aos estudos pré-vestibulares, o que culminou em sua aprovação na Universidade Federal de Itajubá (Unifei), em Minas Gerais, no curso de Engenharia Mecânica, com base na pontuação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Estudei para os vestibulares sozinho, através de videoaulas, realizando simulados e questões, anotando erros e dificuldades”, compartilha Thomas. Sua persistência também lhe garantiu vagas na Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), por meio do vestibular próprio, e na Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec), através do Provão Paulista.

“Realizei em torno de 50 horas em provas, contando Enem, Provão Paulista, primeira e segunda fase das grandes estaduais de São Paulo. Foi um período cansativo, que exigiu muita dedicação. O importante foi manter a confiança em mim, sabendo que daria meu melhor, independente do resultado”, explica o estudante.

A rotina de estudos de Thomas foi marcada pela autodisciplina, sem recorrer a cursos pré-vestibulares (FOTO: Arquivo pessoal)

Natural de Cosmópolis e residente no bairro Primeiro de Maio, Thomas frequentou escolas da rede municipal e pública ao longo de sua formação. “Realizei meu ensino básico no Rodrigo, ensino fundamental no Nicolau Nolandi e médio no Colégio Técnico de Limeira”, detalha. Sua escolha pela Engenharia Mecânica surgiu durante o ensino técnico, período em que desenvolveu uma forte afinidade com a área.

Para alcançar a aprovação na Unifei e nas outras instituições, Thomas utilizou-se de plataformas online e recursos do YouTube. Sua rotina de estudos foi marcada pela autodisciplina, sem recorrer a cursos pré-vestibulares. Ele destaca que esse período foi desafiador, pois exigia conciliar o estudo com o cuidado da saúde mental, visando evitar o esgotamento.

“Foi difícil ir para as provas sem estar com todo o conteúdo fixo, mas nunca vamos conseguir estudar tudo. O importante foi usar a minha bagagem, lembrando de estudos realizados ao longo da minha vida”, conclui Thomas.

………………………………………………………….

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.