23/06/2020

Estação de tratamento de esgoto de Cosmópolis ainda segue sem funcionar

Em entrevista no ano passado, Pivatto disse que cumpriria um TAC com o Ministério Público colocando em funcionamento a ETE, mas até o momento o lugar ainda não opera

Henrique Oliveira

Ainda sem definição de início das atividades, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Jaguari) de Cosmópolis segue como uma promessa. Tendo início de sua obra em 2012, a estação cosmopolense nunca foi colocada em funcionamento, nem no governo de Doutor Antônio (2008 – 2016) e nem no atual governo de José Pivatto (2017-2020). A promessa é que esta estação poderia tratar 98% de todo o esgoto doméstico de Cosmópolis. Porém, neste momento todo o esgoto da cidade é jogado em rios e efluentes de Cosmópolis.

Em entrevista ao Portal Cosmopolense, no final de 2019, o prefeito de Cosmópolis José Pivatto falou da ETE Jaguari.
Durante a entrevista foi perguntado sobre o início da operação da estação, porém o prefeito da cidade disse que neste ano (2020) uma parte, ou seja 50%, da operação teria que ser já iniciada.

“A nossa expectativa, e o compromisso assumido com o Ministério Público, é que no início do ano que vem (2020) a gente consiga tratar ao menos 50% do esgoto. E ao final do ano que vem, e começo de 2021, a gente atinja aí 98% do esgoto tratado”, diz Pivatto em entrevista ao Portal Ao Vivo em 2019.

Em um vídeo em sua rede social, em 22 de abril de 2019, Pivatto disse que em 2020 colocaria em funcionamento ao menos a metade da operação total da ETE. Pois na época, a Prefeitura conseguiu por meio de uma parceria com o Consórcio de Bacias do Rio Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) uma verba de R$1,4 milhão para construir a estação elevatória de esgoto e também a tubulação que faltava para se chegar o esgoto.

Na época, a Prefeitura apresentava as obras da Estação Elevatória de Esgoto que fica no Jardim Santana. Esta obra, de acordo com a Prefeitura, é importante para se chegar os dejetos à estação de tratamento.

O Portal Cosmopolense foi até a estação, que fica próximo aos bairros Jardim Santana e Nosso Teto, pôde constatar que não havia nenhum tipo de construção sendo realizada no local. O portão que dá acesso à estação está trancado. E o silêncio impera no local que não apresentou nenhuma pessoa, que realizaria segurança, durante o dia.

Entramos em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cosmópolis, para saber dos prazos e das obras, mas até o fechamento desta matéria não obtivemos respostas ao nossos questionamentos.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.