Espetáculo apresentará as manifestações afro-brasileiras em Cosmópolis
‘Saias’ é resultado de uma extensa pesquisa inspirada no empoderamento e autoconhecimento do universo das danças afro-brasileiras
Da redação
No dia 18 de julho, acontecerá o espetáculo “Saias – dançando, cantando e expressando a força do feminino nas manifestações afro-brasileiras”, que será apresentado gratuitamente no Auditório 15 de Outubro, localizado na Escola Educador Paulo Freire. O evento é uma realização do ProAC Editais 39/2022, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, com o apoio da Prefeitura de Cosmópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
O espetáculo “Saias” é resultado de uma extensa pesquisa inspirada no empoderamento e autoconhecimento do universo das danças afro-brasileiras, baseada nas vivências e experimentações artísticas de Renata Oliveira, mulher negra, bailarina e arte-educadora. Além disso, conta com as experiências de Nil Sena, mulher negra, criada no sertão maranhense, mãe, lavradora, rezadeira, cozinheira, bailarina popular, cantadeira, atriz, compositora, repentista, contadora de histórias e percussionista.
A produção mergulha e investiga as manifestações populares brasileiras, como o Maracatu, Jongo, Simbologia dos Orixás, Coco de Alagoas, Ijexá, Lundu Colonial, Samba de Roda e Ciranda. O foco das cenas é mostrar a beleza do mundo feminino, com suas alegrias, decepções, lutas e esperanças na preservação da cultura. A combinação de linguagens, como poemas declamados, percussão e cantos, confere um significado específico a cada cena de dança.
……………………………………
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Cosmopolense
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Cosmopolense sem prévia autorização por escrito do Portal Cosmopolense, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.