17/03/2019

Especialista garante que Cosmópolis terá mais empregos em 2019

Segundo o secretário, tudo tem sido feito para que a crise do país não reflita no município

Letícia Leme 

No início do mês de março, o Portal Cosmopolense divulgou uma matéria em que Cosmópolis iniciou o ano com saldo negativo em empregos formais. O secretário de Indústria e Comércio, Vicente Galatti, ponderou que apesar da situação alarmante nesse primeiro mês, o município foi um dos poucos, que ao final do ano passado (2018), obteve números positivos em empregabilidade e que em 2019 o resultado será maior que os de anos anteriores.

A partir de dados disponibilizados pelo Observatório Metropolitano de Indicadores (OMI), foi possível constatar que Cosmópolis fechou o ano de 2018 com mais admissões (3765) do que demissões (3644), resultando em uma variação positiva de 121 vagas geradas. Ou seja, o município de fato fechou o ano com o saldo positivo.

No entanto não se pode prever se o quadro ao final de 2019 será o mesmo. Tudo dependerá de como o município procederá na criação de novas vagas de emprego aos munícipes. Em entrevista ao Portal Cosmopolense, o secretário Vicente Galatti garantiu que trabalhará para que o cenário seja ainda melhor.

Vicente Galatti (camiseta rosa) durante uma reunião com o gestor de recursos humanos da Stoller

Confira a entrevista na íntegra:

Desde o ano passado foi realizado pela Rota das Bandeiras o retorno que passa pela área industrial da Prefeitura às margens da SP-332. Por que ainda nenhuma empresa está instalada no local?  Depois de muito trabalho, conseguimos em parceria com a Rota das Bandeiras, a construção de uma rotatória, que vai beneficiar não só a cidade como a região. Sendo assim mais um atrativo para a instalação de novas indústrias. Vale ressaltar o investimento em torno de R$10 milhões. No ano passado encaminhamos ao setor de planejamento para devida retificação da área, tendo em vista que, por conta da obra realizada, o tamanho da área foi alterado.

Quais as leis de incentivo a Prefeitura de Cosmópolis disponibiliza para que as empresas se instalem na cidade ou até mesmo no parque industrial? A prefeitura possui leis de incentivo que prevê isenção do pagamento de impostos e taxas municipais, assim como apoio na construção de obras de infraestrutura na instalação de empresas.

Há uma velha história que uma usina da cidade “atravanca” o desenvolvimento industrial da cidade. É verdade? Essa história da Usina Ester é uma lenda. A usina não atrapalha em nada à vinda de indústrias para o município. Pelo contrário, é uma das empresas que mais emprega e contribui na arrecadação para Cosmópolis. Uma empresa centenária, que ajudou a formar e alimentar muitas famílias da nossa cidade.

No ano de 2017 Cosmópolis tentou, junto a Secretaria Estadual de Turismo, conseguir o MIT (Município de Interesse Político). Esse título ajudaria na chegada de investimento e mais empregos para Cosmópolis. O que houve com o projeto? Na verdade, o projeto para tornar o município de Cosmópolis de interesse turístico foi concluído em 2018, com a ajuda decisiva do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), cujos membros não mediram esforços e participaram com dedicação para que todos os requisitos fossem cumpridos de forma eficiente. O projeto está em tramitação.

Com relação ao episódio que aconteceu na segunda-feira (11), em que 140 trabalhadores foram enganados com promessa de emprego. O que está sendo feito para que a população tenha mais emprego? Embora não tenham sido encaminhados pelo Centro de Referência do Trabalhador de Cosmópolis (CRTC), lamentamos profundamente o ocorrido com os trabalhadores. Recebi e conversei pessoalmente com eles no prédio da  Secretaria de Indústria e Comércio. Mais uma vez fica um alerta para ninguém pagar nada a nenhuma pessoa ou empresa. Lembramos que o CRTC não cobra valor algum, nem dos trabalhadores, nem das empresas. Temos feito tudo que é possível para enfrentar a crise que está afetando milhões de brasileiros e que reflete no nosso município. Nós tivemos o privilegio de ver instaladas varias empresas, inclusive 3 novas fabricas foram inauguradas nos últimos dois anos. Fomos parceiros nessas construções, auxiliando não só para resolver questões juntos aos órgãos municipais, mas também em órgãos de outras esferas. Vale ressaltar a parceria que temos com a Agencia de Fomento do Estado, a Investe-SP. Não podemos deixar de citar o CRTC, que faz parte da Secretaria e, que atende exclusivamente munícipes de Cosmópolis. Somente no mês de fevereiro, mais de duas mil pessoas foram atendidas no setor. Destacamos que outras cidades têm nos contatado para adotar o mesmo modelo de atendimento exclusivo para pessoas do município. Fator decisivo para que nosso índice de desemprego seja menor que municípios vizinhos como Artur Nogueira e até mesmo Paulínia, com tantas empresas ali instaladas. Muito se deve ao CRTC com certeza, apesar das criticas.

……………………………………..

Tem uma sugestão de entrevista? Clique aqui e envie para o Portal Cosmopolense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.