22/03/2021

Especialista do centro médico explica os riscos da obesidade nos tempos atuais

No Brasil, essa doença crônica aumentou 67,8% nos últimos treze anos

No dia 4 de março foi o dia mundial da Obesidade, e a Associação brasileira para o estudo da obesidade(ABESO), criou a campanha #cuidardetodasasformas, para assim conscientizar a todos os professionais da saúde que têm contato com pacientes que apresentam sobrepeso ou obesidade, tratem os mesmos com o cuidado que merecem.

A obesidade por muitos conhecida, porém  pouco valorizada e tratada , é o acumulo anormal ou excessivo de gordura no organismo, resultando de um balanço energético positivo (WHO), foi desde 2013 catalogada como Doença Crônica, isso significa que a obesidade é uma doença que não tem cura, precisa de acompanhamento, tratamento e mudanças de hábitos pelo resto da vida, como as outras doenças crônicas, por exemplo a hipertensão arterial, diabetes etc.

Nos dias de hoje, com a vinda da pandemia produzida pela Covid-19, comprovou-se que além do que já imaginávamos que seriam os principais fatores de risco de piora e complicações, como a idade e outras doenças crônicas, a obesidade demostrou ser a principal causa de complicação e morte, isso decorrente a que a mesma, é um processo inflamatório generalizado, porém é o único fator de risco “modificável “, porque se o paciente emagrece este risco diminui ou desaparece, ficando igual as pessoas que não tem sobrepeso ou obesidade e isso seria possível com a redução ao menos de 5-10% do peso.

A Organização Mundial de Saúde afirmou que: A obesidade é um dos mais graves problemas de saúde que temos para enfrentar. Em 2025, a estimativa é de que 2,3 bilhões de adultos ao redor do mundo estejam acima do peso, sendo 700 milhões de indivíduos com obesidade, isto é, com um índice de massa corporal (IMC) acima de 30. Isso significa que não só os indivíduos obesos têm riscos elevados para a sua saúde, mas também quem se encontra acima do peso.

No Brasil, essa doença crônica aumentou 67,8% nos últimos treze anos. A maior taxa de crescimento foi entre adultos de 40-50 anos, 70,3% encontram-se com sobrepeso e 34,4% com obesidade, de 60 anos ou mais 64,4% estão acima do peso e 24,8% apresenta obesidade. Hoje, no país, 63% das mulheres esta acima do peso e 60% dos homens. ( IBGE-2019)

Já em relação à obesidade infantil, o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) apontam que 12,9% das crianças brasileiras entre 5 e 9 anos de idade têm obesidade, assim como 7% dos adolescentes na faixa etária de 12 a 17 anos. Números com sub-registro pela dificuldade das pesquisas neste grupo etário. Todo este senário piorou consideravelmente no ultimo ano com a manutenção das medidas restritivas na tentativa de conter a disseminação do COVID-19, as pessoas ficando mais tempo em casa, aumentou o tempo de tela (tv, smartphones, tablets, videogames), impossibilidade de praticar atividade física, aumento dos alimentos ultra processados  e com alto conteúdo de calorias, crianças sem possibilidade de brincar, aumento da ansiedade, estresse, depressão, com o consequente uso de medicações que potencializam o ganho de peso.

Ninguém tem obesidade por falta de força de vontade, muito menos por falta de caráter. Ela surge por uma série de fatores. O ambiente moderno é um deles, distúrbios do sono, vários aspectos contam bastante para o ponteiro da balança subir. Por isso, também, o tratamento é sempre complexo e costuma envolver especialistas de diversas áreas.

O tratamento da obesidade vai além da prática de atividade física ou a reeducação alimentar, porque como toda doença crônica requer também o uso de medicações para tratamento e controle da mesma, mesmo em crianças e adolescentes, e se necessário, a realização de procedimentos cirúrgicos (cirurgia Bariátrica).

Por este motivo surgiu o MÉTODO. Emagrecimento Avançado, idealizado por mim e em parceria com o Centro Médico Cosmópolis  unidade 3 e o Centro Médico Artur nogueira, para oferecer o que tem de melhor, atual e baseado na ciência, no tratamento da obesidade.

Se você está acima do peso ou apresenta obesidade, procure sempre um profissional qualificado que possa ajudá-lo, entendê-lo e orientá-lo da melhor forma possível.


Dr. Andrés Williams Varona Ramirez CRM: 187023-SP.

Especialista em Medicina da Família. Dor crônica – Hospital Israelita Albert Einstein

Pós-graduado em Endocrinologia e Metabologia. Membro da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade).

 Membro da SBMFC (Sociedade Brasileira de Medicina da Família e Comunidade).

Centro Médico de Artur Nogueria unidade 1 está localizado na  Rua Araras, 439, Jardim Blumenau – Artur Nogueira/SP.  Telefones: (19) 3827-4046 / (19) 3827-3412.

Centro Médico de Cosmópolis unidade 2 está localizado na Rua Max Herget, 950, Jardim Bela Vista – Cosmópolis/SP. Telefone: (19) 3812-9300.

Centro Médico de Cosmópolis unidade 3 está localizado na Rua Ramos de Azevedo,  57, Jardim Bela Vista – Cosmópolis/SP. Telefones: (19) 3812-2341 (19) 3812-2263.

 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.