25/10/2020

ESPECIAL: O que eles pensam sobre pandemia?

Saiba o que os candidatos pensam e propõe para pandemia em Cosmópolis

Da redação

Visando mostrar as propostas sobre diversas áreas da administração pública, o Portal Cosmopolense divulga hoje mais uma edição da série especial que apresenta propostas dos candidatos à prefeitura de Cosmópolis. O material é um guia de apoio para o eleitor conhecer melhor candidatos e suas propostas para os assuntos mais importantes da cidade.

As edições são publicadas aos sábados e domingos, sempre como matéria principal do dia, até 14 de novembro. Nesta sexta edição, os candidatos discorrem sobre pandemia. O texto segue a regra de não exceder mil caracteres com espaço. A informação é enviada pelo candidato.

A ordem das resposta foi definida em sorteio com a presença dos assessores dos candidatos e será alterada a cada edição. Acompanhe!

O que eles pensam sobre pandemia?

O COVID 19 é nossa mais recente experiência pandêmica. Ainda com seus efeitos em estudos, o mundo inteiro já foi afetado e ainda não temos vacina. Os efeitos desta pandemia afetaram para além da saúde pública. Surgiram novos valores culturais em face do isolamento, que alteraram as relações humanas e socioeconômicas. Vencido o ápice desta pandemia, agora devemos respeitar os protocolos de saúde da OMS e MS no retorno progressivo à vida “normal”, cientes de que está desacelerando, porém, a vacina ainda não chegou. Assegurar proteção e seguridade aos grupos de risco e povos socialmente vulneráveis. Valorizar o SUS com investimento em gestão e também assegurar acesso integral aos serviços, à toda população urbana e rural. Criar estratégias de políticas públicas em defesa do emprego, trabalho e renda nesta nova realidade. Implantar em parceria com a ACICO, programas de capacitação aos comerciantes, em comportamento de mercados e relações de consumo virtual em tempos de globalização.

Candidato não enviou propostas para o tema pandemia.

Considerando que saúde é nosso bem maior, a Coligação Coragem para Mudar entendeu que essa crise expôs diversas fragilidades no sistema de saúde público. Imaginar que a medicina pudesse resolver sozinha a pandemia é ignorar o fato da política pública Saúde não ter sido trabalhada de maneira coesa nos últimos tempos. Vimos que a Atenção Básica deve ser reforçada, pois são a linha de frente na prevenção e exercem um papel importante quanto a educação em saúde, muito praticada durante a pandemia, onde voltamos a nos preocupar com conceitos básicos de higiene. Entendemos que UTI é algo que devemos ter em maior número, mesmo que os números e indicativos municipais digam que é suficiente, temos que ter mais. Nossas propostas baseiam-se em valorizar o profissional de Saúde não apenas em relação monetária, mas também humana, pois vimos que Médicos, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Psicólogos, Nutricionistas, Assistentes Sociais, Motoristas e faxineiros são os verdadeiros guerreiros da pátria.

A vacinação sempre será o melhor a se fazer para o combate e proteção. Tendo essa diretriz, nossa gestão irá investir na capacitação dos nossos Servidores da Saúde. O Gov. Federal encaminhou para nosso município cerca de oito milhões de Reais que foram parcelados em quatro vezes, cerca de dois milhões de Reais. Com esse dinheiro deveríamos ter feito de forma responsável um local específico para o atendimento ao Covid19, ou seja, unidade de saúde para fazer exames de triagem e conduzir o encaminhamento de cada caso, como um centro de referência, que aliás foi realizada por municípios que agiram com responsabilidade e competência, sendo assim, nós iremos trabalhar nesse sentido, para acompanhar todo o processo de vacinação proposto para 2021. Vamos resgatar nosso AME ( Ambulatório Médico de Especialidades) que deveria ter sido a unidade mais lógica a ser usada para o combate e proteção da nossa comunidade ao Covid19 Mas sempre tendo Hospital como retaguarda sem nunca abrir mão deste recurso.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.