07/11/2020

ESPECIAL: O que eles pensam sobre cultura?

Saiba o que os candidatos pensam e propõem para a cultura de Cosmópolis

Da redação

Visando mostrar as propostas sobre diversas áreas da administração pública, o Portal Cosmopolense divulga hoje mais uma edição da série especial que apresenta propostas dos candidatos à prefeitura de Cosmópolis. O material é um guia de apoio para o eleitor conhecer melhor candidatos e suas propostas para os assuntos mais importantes da cidade.

As edições são publicadas aos sábados e domingos, sempre como matéria principal do dia, até 14 de novembro. Nesta nona edição, os candidatos discorrem sobre Cultura. O texto segue a regra de não exceder mil caracteres com espaço. A informação é enviada pelo candidato.

A ordem das resposta foi definida em sorteio com a presença dos assessores dos candidatos e será alterada a cada edição. Acompanhe!

O que eles pensam sobre cultura?

Criar site da Cultura e reordenar a agenda de ações e eventos culturais do município; e criar espaço cultural para mostras e exposições. Incentivar com parcerias e apoio empresarial, o teatro, dança e a música, e assegurar fomento aos espetáculos e a profissionais que ensinam nossas crianças e adolescentes. Instalar internet banda larga com sinais de wi-fi nas praças públicas da cidade. Resgatar e apoiar Festas Tradicionais; Festival de Inverno; Festa do Imigrante; Festa Junina; Natal; Feiras de Artesanatos; e Oficinas Culturais. Cadastrar, resgatar e valorizar a identidade dos artesãos e demais artistas do município; e criar nos espaços culturais, aulas de artesanato, corte e costura, pintura e outros. Criar Centros Culturais com bibliotecas, oficinas de artes cênicas, musicais, plásticas,
artesanatos e exposições, para encontros literários e integração da comunidade em torno de seus valores culturais.
Fomentar e difundir o turismo cultural e ecológico em nosso município.

Nosso governo vai abordar estes três componentes como atividades constitutivas de direito e cidadania, como atividades formadoras do processo educacional e da formação física dos indivíduos. Para isso vamos: Dar continuidade do Projeto Ruas de Lazer, levando-o para os diversos bairros da cidade; Dar continuidade à criação de novos espaços para caminhadas e ciclo faixas, além da instalação de academias ao ar livre nas mais diversas regiões da cidade; Apoiar cada vez mais o esporte: ao futebol, através dos clubes da cidade, aos diversos campeonatos, sem esquecer das escolas de esportes nas suas diversas modalidades e aos veteranos; Continuar a investir nas atividades culturais como está sendo feito resgatando eventos como o Carnaval de Rua, Festa do Imigrante, Semana Cultural de Inverno, Encontro de Bandas, Shows Musicais de todos os gêneros, oficinas e exposição de artes; Incentivar e apoiar a bandas, grupos musicais, cantores e cantoras, artistas da cidade, criando oportunidades e espaços para apresentação.

Nós da Coligação “CORAGEM PARA MUDAR”, temos orgulho em dizer que a cultura faz parte de nosso plano de governo como um importante tema. Cosmópolis possui uma rica história, e um patrimônio cultural enorme a ser resgatado e principalmente explorado. Pensamos em ter um espaço próprio e específico para realização de eventos, feiras e exposições, para fortalecer e estimular a cultura local. Vemos a necessidade de revitalizar a Banda Marcial, e a Orquestra municipal. Necessitamos de um centro de tradições regionais para que todos os Brasileiros vindos de todos os estados se sintam à vontade e recebam um pouco da cultura de sua terra natal. Um museu em um prédio tombado será o espaço onde Cosmopolense e migrante irão estudar e compreender a cultura local. Eventos artísticos e religiosos farão parte de nosso calendário anual de eventos. Espaços aos artistas locais se desenvolverem e se apresentarem farão parte de nosso plano Cultural.

Cosmópolis necessita de políticas que reconheçam, protejam, valorizem e promovam a diversidade das expressões culturais presentes em nossa cidade; que democratizem os processos decisórios e o acesso aos bens e serviços culturais; que trabalhem a cultura como um importante vetor do desenvolvimento sustentável; que intensifiquem as trocas, os intercâmbios e os diálogos interculturais; que promovam a paz. Para isso, temos que desenvolver atividades culturais que atraiam permanentemente a atenção e a presença do público do município e o fluxo de turistas. Para isso, precisamos: Implantar o Conselho Municipal de Cultura; Em conjunto com o Legislativo, adequar a legislação municipal, para viabilizar o Fundo Municipal de Cultura e Turismo; Descentralizar a cultura, levando para os bairros apresentações musicais e de teatro, valorizando os artistas locais; Incluir shows gospel no calendário festivo do município.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense

 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.