29/10/2019

Especial 75 anos de Cosmópolis: Os segredos da Gruta do Carrapicho

Com mais 120 anos de existência, o local é um dois mais ricos em elementos naturais e históricos da região

Letícia Leme

Estar em contato com a natureza pode ser tranquilizador, e a Gruta do Carrapicho em Cosmópolis, situada na Fazenda Usina Ester, proporcionou momentos inesquecíveis àqueles que já a visitaram.

Localizada entre os canaviais do município cosmopolense, a gruta carrega uma beleza exuberante. A diversão é garantida para os amantes da natureza, visto que o patrimônio ambiental é composto por trilhas, antigas estradas canavieiras, pontes ferroviárias abandonadas, nascentes, rochas e pedras, além de cachoeiras.

Interior do complexo de pedras, rochas e argila / Foto: Adriano da Rocha

Quedas d’água formando pequenas cachoeiras / Foto Miler Adamo

Todos os anos, centenas de turistas desbravam as belezas que o lugar oferece. Estes são sempre guiados pelos famosos ‘mateiros’ que conhecem as redondezas da gruta, já que ela está localizada em um ponto de difícil acesso

Com mais 120 anos de existência, o local é um dois mais ricos em elementos naturais e históricos da região. Nele desaguam águas dos rios Jaguari, Pirapitingui, Atibaia e Piracicaba, que colaboram para que o espaço fique ainda mais encantador.

Convide a família e amigos para um passeio fora de série na Gruta do Carrapicho em Cosmópolis! Mas não se esqueça de chamar um guia, a natureza apesar de mágica possui armadilhas que só quem explorou cada canto dela conhece.

Caminho para as quedas d’água e Ponte Funda, antiga linha férrea da Carril Agrícola Funilense / Foto: Adriano da Rocha

Foto: Carlinhos Bandola

Fonte: Acervo Cosmopolense

…………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.