03/11/2019

Especial 75 anos de Cosmópolis: Prefeito Oswaldo Heitor Nallin

O Portal Cosmopolense apresentará, até dia 30 de novembro, uma série de reportagens especiais sobre o aniversário de Cosmópolis e suas personalidades

Henrique Oliveira

Em meio ao rigor da Ditadura Militar, o novato município de Cosmópolis estava em sua oitava legislatura quando elegeu um prefeito do partido de oposição ao regime, o MDB.

Oswaldo Heitor Nallin era um político muito influente. Não só no município, mas em todo o Estado de São Paulo onde fez amigos e correligionários. Nallin, como era conhecido, ocupou o cargo de Chefe do Executivo de 1977 à 1983. Na época, foi eleito com uma parte significativa dos votos.

De acordo com o Serviço de Estatíscas (Saede) em 1977 Cosmópolis tinha 7.567 eleitores inscritos. Sendo que deste número, somente 6.982 eleitores foram às urnas naquele ano.

O emedebista tinha como concorrente direto o ex-prefeito Orlando Perucci (Arena) deixando o pleito, de 1976, garantido para Nallin com 2.513 votos. Perucci perdeu com 1.974 votos. O vice de Oswaldo Nallin era Oscar Gallani. A última eleição que Nallin disputou foi em 1988, quando perdeu para o novato político petista, José Pivatto.

Prefeito Nallin ao lado do governador Antônio Fleury Filho

Obras de Nallin

De acordo com o livro ‘Cosmópolis  – de Fazenda Funil à Cidade Universo’, um dos marcos da administração de Nallin foi o desenvolvimento da infraestrutura da cidade. Criada em 1974, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Cosmópolis (EMDECO) era a autarquia pública que auxiliava na execução das obras.

Em 1979, durante o governo de Nallin, a Estação de Tratamento de Água de Cosmópolis (ETA Pirapitingui) foi concluída. A obra que tinha se iniciado sob o governo de Orlando Kiosia, foi finalizada e contribui com o abastecimento de água da cidade. Esta foi paga com recursos municipais.

Para que se chegasse a água aos cidadãos, Nallin ainda aumentou a rede de distribuição de 8 quilômetros para 25 quilômetros, atingindo 80% da população cosmopolense.

Nallin construiu mais de 600 moradias, em parceria com a Companhia Habitacional de São Paulo (Cohab), sendo elas Vila Cosmos (307), Vila 30 de Novembro – Cidade Alta (21), e Nosso Teto (108). O prefeito concluiu a construção de 250 casas na Vila Cosmopolita.

Nallin entrando na prefeitura no dia de sua posse

A cidade não possuía um prédio para a biblioteca pública. Em 1981, inaugurou a Biblioteca Pública Municipal – José Kalil Aun. Esta funcionava no prédio onde hoje sedia o Fórum da Comarca de Cosmópolis.

Após o fim da linha de ferro da Sorocabana, os espaços da linha férrea e das oficinas ficaram ociosos. De acordo com o livro, Nallin reivindicou as terras onde mais tarde foram construídas a Câmara Municipal, Terminal Rodoviário e praças.

Oswaldo Heitor Nallin era casado com a poetisa e escritora Helena Curiacos Nallin. O ex-prefeito foi um dos mais influentes políticos do MDB na década de 1970 e 1980. Como político estava junto à governadores, tais como André Franco Montoro, Paulo Maluf, Luiz Antônio Fleury Filho, o ex-presidente João Batista Figueiredo, dentre outros.

Walter José Nallin, é irmão do ex-prefeito. Em entrevista para o livro que conta a história de Cosmópolis, revelou que Nallin não tinha nenhum inimigo político. E que aqueles adversários, políticos por exemplo, fez questão de se reaproximar.

“Meu irmão era uma pessoa de bom coração. Apesar de atritos naturais da vida pública, foi a Bauru (SP), pois sabia que era lá que estava residindo o ex-prefeito Orlando Perucci. Foi se encontrar com ele apenas para refazer a amizade que sempre tiveram e que a política havia comprometido. Conversaram, riram, almoçaram e, quem esteve presente, garante que até choraram juntos”, disse Walter José Nallin.

O ex-prefeito de Cosmópolis foi homenageado com nome de rua. Os moradores mais nostálgicos se lembram do ex-prefeito Nallin, que faleceu em 24 de setembro de 2006.

Referência Bibliográfica e Imagens: ‘Cosmópolis – De Fazenda Funil à Cidade Universo’ – Mano Fromberg, Ana Maria Barbosa e Sérgio Fromberg.

…………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.