04/05/2019

Escolas estaduais de Cosmópolis terão 4 períodos de férias a partir de 2020

O governador João Doria (PSDB) anunciou a medida, mas deixou claro que o tempo de férias será o mesmo, porém em outros períodos do ano

Da redação

As escolas estaduais de Cosmópolis terão quatro períodos de férias a partir de 2020 conforme anúncio do governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB). Segundo a Secretaria Estadual de Educação, os alunos do ensino estadual terão quatro períodos de férias distribuídos durante todo o ano letivo. Estes recessos, acontecerão, no primeiro semestre, em abril e julho. No segundo semestre, as férias serão em outubro e entre dezembro e janeiro.

O governador disse, em entrevista, que o período total de férias serão os mesmos dos já praticados neste ano, porém, serão divididos e distribuídos em outros períodos durante o ano. Atualmente, o calendário escolar paulista prevê 30 dias de férias em julho e 30 no final do ano.

Foto: Site Prefeitura

Com a mudança, o calendário ficará assim:

  • Uma semana em abril
  • Duas semanas em julho
  • Uma semana em outubro
  • Trinta dias de dezembro à janeiro

No meio do ano, nas famosas férias de julho, a redução será de 30 para 15 dias. Estes 15 dias reduzidos serão distribuídos em abril e outubro do ano letivo.

A diretora da Escola Estadual Dr. Paulo de Almeida Nogueira (Gepan), Nilze Chiriato, aprova a medida realizada pela Secretaria de Educação. Para a professora, que é diretora da escola, o remanejamento das férias escolares darão ‘novo fôlego’ para os alunos iniciarem os bimestres de estudos.Esta medida servirá para os alunos refrescarem um pouco a cabeça, voltarem com outro ânimo, para o segundo bimestre e para o último bimestre, alega Nilze.

Segundo a diretora, os professores do Gepan também aprovaram tal medida do governador.E os professores desta escola, que conversei com a maioria, ninguém tem nada contra. Todos acharam que foi uma boa medida”, diz a diretora. Na opinião de Nilze, a nova medida – do remanejamento das férias escolares – não atrapalhará o calendário escolar.

O secretário estadual de educação, Rossieli Soares, justifica sua medida dizendo que o nível de aprendizado dos alunos poderá aumentar. Para o secretário, longos períodos de férias são prejudiciais ao aprendizado. “Longos período de férias são prejudiciais à aprendizagem, principalmente para as crianças em condições de mais vulnerabilidade. Aqueles que podem viajam com as crianças, mas quem está nas redes estaduais e municipais não consegue viajar, fica em casa assistindo TV”, conclui.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Cosmopolense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.